Título: BRASIL CONQUISTA MERCADOS E EXPORTA CULTURA
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 07/05/2006, Economia, p. 44

Vendas nas áreas de música, cinema, TV e publicidade devem gerar ao país mais de US$50 milhões este ano

BRASÍLIA. Depois de repetir recordes na balança comercial, o Brasil está firmando sua imagem no exterior como exportador de cultura. A música, o cinema, a publicidade e a televisão brasileiros vêm conquistando mercados e gerando divisas para o país. Os números ainda são modestos se comparados com as exportações tradicionais, mas o potencial é enorme, como atestam os segmentos envolvidos. Em 2006, essas exportações devem superar US$50 milhões, considerando apenas projetos em parceria com a Apex-Brasil, a agência governamental de promoção de exportações.

Depois de conquistar os estrangeiros com as novelas e imortalizar ritmos como a bossa nova, o Brasil vem explorando novos nichos do mercado internacional.

¿ Na área cultural há um mercado praticamente inexplorado que o Brasil pode conquistar com uma ação coordenada ¿ afirma Regina Silvério, coordenadora de projetos da Apex-Brasil.

A agência desenvolve cinco projetos voltados para a exportação na área de cultura e trabalha com mais de 300 empresas e entidades. A participação em feiras internacionais é um dos carros-chefes.

¿ A participação organizada do Brasil nesses eventos inverteu a forma de negócios. Antes tínhamos que sair batendo de porta em porta e agora são os interessados que batem na nossa porta ¿ diz Regina.

Em junho, o Brasil será tema da Popkom, uma das maiores feiras internacionais de música, em Berlim. A participação brasileira faz parte do projeto Copa da Cultura, do Ministério da Cultura, e da campanha We do it different (Nós fazemos diferente), da Apex. Eventos assim funcionam como balcões de negócios para produção, gravação e distribuição da música brasileira no exterior.

Entre os produtos musicais vendidos pelo Brasil estão a produção e gravação de CDs e DVDs, bem como serviços, tais quais a montagem de shows ¿ desde o pagamento de cachê até a montagem da estrutura física ¿ e a transferência de know-how (como o Rock in Rio em Lisboa). Também está em expansão o mercado de download de faixas musicais brasileiras para computador, i-Pod e celular, e a composição de trilhas sonoras.

No ano passado, 130 micro e pequenas empresas estiveram envolvidas na exportação desse segmento. Os principais mercados são a União Européia, os EUA e o Canadá.

Venda de instrumentos musicais também cresce

Michel Nicolau, coordenador do projeto de música da Apex, ressalta a ¿diversidade cultural¿ do Brasil.

¿ A música eletrônica faz grande sucesso na Europa, assim como o hip hop de Marcelo D2 e o erudito de Hermeto Pascoal ¿ diz ele, acrescentando que a indústria musical já serve de modelo para Austrália e África do Sul, e que o Brasil está na vanguarda de segmentos novos, como distribuição digital.

O Brasil também está ampliando a venda de instrumentos musicais, embora ocupe fatia pequena do mercado. Em 2005, o mercado movimentou US$30 bilhões e as exportações brasileiras foram de US$14 milhões. Para 2006, a meta é exportar US$18 milhões.