Título: Duas visões
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 08/05/2006, O Globo, p. 2

A oposição vai deitar e rolar e o governo fazer de conta que nada aconteceu. A oposição aproveitará a entrevista de Silvio Pereira para desgastar a imagem do presidente Lula. O governo usará a mesma entrevista para dizer que se trata de um testemunho de que Marcos Valério não alcançou seus objetivos. Mas o fato é que o mensalão voltou ao noticiário e Silvio Pereira, ao palco principal.

O próximo ato será na CPI dos Bingos, onde Silvio Pereira deve depor quarta-feira. O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), ensaia retomar a bandeira do impeachment contra Lula. Mas para isso não contará com toda a oposição. O secretário-geral do PSDB, deputado Eduardo Paes (RJ), está entre os que acham que é preciso mudar de discurso na medida que as pesquisas de intenções de voto mostram que o presidente Lula está relativamente blindado.

O líder do PFL na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), também não aposta no impeachment mas considera que Silvio Pereira trouxe o escândalo, um ano depois, de volta às primeiras páginas dos jornais. Ele acredita que é possível arrancar novas revelações de Silvio Pereira e flagrou pelo menos uma mentira do petista. Ele afirmou que o ex-ministro José Dirceu teve seu último contato com Marcos Valério em 2004. Mas o registro de audiências do ex-ministro mostra que Valério esteve na Casa Civil em janeiro de 2005. Na CPI dos Bingos, senadores da oposição vão para cima na expectativa de que Silvio Pereira confirme o que disse e relate fatos comprometedores.

No governo se faz uma avaliação positiva da entrevista. O ex-secretário-geral do PT eximiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de responsabilidade e chegou a dizer que Marcos Valério fez muita coisa por conta própria e que nem o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares sabia. Pela versão de Silvio Pereira, o mensalão não tinha o objetivo de montar uma base para o governo Lula (como concluiu a CPI dos Correios e o procurador-geral da República) mas era uma plataforma para os negócios de Marcos Valério. O ex-petista também fez questão de atacar alguns aliados do governo. Destacou que havia uma decisão da direção do PT de ajudar financeiramente o PTB nas eleições municipais e que quem comandava os Correios era o PMDB.

Apesar da leitura otimista, o governo Lula e o PT estão preocupados com os seus desdobramentos. Como disse ontem o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, sobre a entrevista de Silvio Pereira:

¿ Estamos diante de uma catarse, um drama humano vivido por um espírito atormentado pelos erros que cometeu.