Título: PF VAI INTIMAR SILVIO PARA CPI
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 08/05/2006, O País, p. 3

Oposição tentará aproveitar depoimento de ex-dirigente do PT para abrir nova investigação

ACPI dos Bingos marcou para a próxima quarta-feira o depoimento do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira. O presidente da comissão, senador Efraim Morais (PFL-PB), informou ontem que já acionou a Polícia Federal para intimar Silvinho a comparecer à sessão. O ex-petista já foi chamado outras duas vezes, mas faltou aos depoimentos, deixando furiosos os senadores da oposição.

O depoimento de Silvinho foi marcado num momento em que a CPI caminhava para o final. Apesar do prazo de encerramento ser 25 de junho, os técnicos da comissão já trabalham na elaboração do relatório conclusivo. Ontem, Efraim afirmou que, se o ex-dirigente petista confirmar as denúncias feitas na entrevista ao GLOBO, a CPI abrirá nova frente de investigação e convocará outros personagens da crise citados por Silvinho.

¿ Dependendo do depoimento dele, a CPI dará seqüência à investigação. Silvio era amigo do presidente Lula. Por isso, a importância de suas declarações ¿ afirmou Efraim Morais.

Hoje, o PFL se reunirá para elaborar a estratégia de ataque ao PT e manter a crise em ebulição. No depoimento de quarta-feira, os pefelistas vão pressionar Silvinho a dizer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia do esquema de pagamento, pelo PT, a parlamentares da base aliada. Ao GLOBO, Silvinho contradisse Lula ao dizer que ele ainda manda no partido.

¿ Na entrevista, Silvinho deixa muitas coisas graves subentendidas. Ele dá a entender que Lula era o comandante de tudo. Por isso, o presidente precisa se explicar ¿ disse o líder do PFL no Senado, José Agripino Maia.

Valério pode voltar ao Congresso

As declarações de Silvinho podem levar de volta ao Congresso o empresário Marcos Valério, responsável pelo financiamento do esquema de pagamento a deputados. Silvinho disse que Valério planejava arrecadar R$1 bilhão até o fim do governo. Ele também contou que, após surgirem as primeiras denúncias do mensalão, o empresário mineiro combinou com a cúpula do PT de não revelar toda a verdade.

A oposição planeja explorar a declaração de Silvinho de que o esquema de arrecadação ilegal de recursos no governo não foi desmontado. O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator da CPI dos Correios, que já terminou, lembrou que o relatório final da comissão alerta para a gigantesca dívida (R$120 milhões) deixada pela antiga cúpula do PT. Segundo as declarações de Silvinho, esse era o valor da dívida do PT ao final de 2003.

¿ A pergunta que fica no ar é: como essa dívida vai ser paga de forma legítima? É preciso estar muito atento a esta questão daqui para frente ¿ afirmou Serraglio.

Caberá aos senadores petistas Ideli Salvatti (SC) e Tião Viana (AC) enfrentar a oposição na CPI dos Bingos. Do Planalto, a orientação é para que mantenham a tranquilidade.

¿ O governo não está preocupado com o depoimento de Silvinho na CPI. Trata-se de uma pessoa atormentada, com a consciência pesada por ter recebido um Land Rover de presente e que mais uma vez isentou o presidente Lula. É isso que ele deve repetir na CPI ¿ afirmou o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro.

A convocação de Silvinho foi aprovada em novembro de 2005, quando ele deu uma entrevista dizendo que a executiva do PT sabia da atuação de Marcos Valério. Desde então, foi chamado a depor duas vezes. Na primeira, não foi encontrado. Na segunda, não compareceu, alegando que estava viajando e não foi notificado. À época, Efraim Morais declarou que Silvinho estava fugindo. Agora, a oposição não vai aceitar mais desculpas.

www.oglobo.com.br/pais