Título: BERZOINI CHAMA SILVIO DE TRAIDOR E MENTIROSO
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 08/05/2006, O País, p. 4

Presidente do PT insinua que ex-dirigente atacou partido para atrapalhar as prévias realizadas ontem em SP

SÃO PAULO. O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, desqualificou ontem as novas denúncias feitas pelo ex-secretário-geral do partido Silvio Pereira, a quem chamou de traidor e mentiroso.

¿ Ele traiu o partido ao aceitar um jipe de presente de uma empresa privada. Depois, mentiu à CPI (ao dizer que o carro, avaliado em R$70 mil, não era dele). E mentiu também sobre a minha pessoa. Silvio afirmou que me procurou várias vezes. Posso dizer tranqüilamente que isso é uma mentira completa ¿ reagiu Berzoini, ao chegar no meio da tarde a São Paulo, onde participou das prévias que escolherão o candidato do PT ao governo do estado.

Na entrevista ao GLOBO, Silvio declarou que procurou Berzoini para contar o que sabia sobre o esquema montado dentro do partido pelo empresário Marcos Valério. Mas o próprio ex-secretário-geral do PT completa que ¿nunca foi ouvido pelo PT¿ e que ¿nunca quiseram saber¿.

¿ Ele falou comigo por telefone, uma única vez, no ano passado, quando o aconselhei que procurasse se acalmar e cuidar da vida para restabelecer sua perspectiva profissional. Nunca mais ele me procurou ¿ afirmou Berzoini, para quem Silvio também teve oportunidade anterior para contar o que sabia à Polícia Federal, aos membros da CPI e ao Ministério Público Federal.

O presidente do PT sugeriu que, vindo à tona neste momento, as novas denúncias teriam sido orquestradas por alguém ¿que não gosta de algum dos candidatos¿ à prévia em São Paulo, disputada entre o senador Aloizio Mercadante e a ex-prefeita Marta Suplicy. Mas evitou responsabilizar ou citar nomes de possíveis envolvidos. Na entrevista ao GLOBO, Silvio Pereira disse que Mercadante integra o grupo que, na prática, decide os rumos do PT.

¿ Acho que pode ter alguém que queira estabelecer qualquer tipo de desgaste na véspera das prévias. Não estou atribuindo (isso) à campanha da outra candidata (Marta), a quem tenho o maior apreço.

¿Impeachment é forçar a barra¿

Berzoini disse ainda que o episódio evidentemente será explorado pela oposição, mas ressaltou que ¿não há qualquer razão ou elemento crível¿ que ligue o presidente Luiz Inácio Lula da Silva às denúncias do esquema montado por Valério para desviar recursos do governo. Por isso, considera imprópria a possibilidade de um pedido de impeachment de Lula:

¿ Em um estado democrático de direito, sempre é possível haver investigação e apuração. Mas daí, a pedir impeachment é forçar a barra para o debate eleitoral.

Berzoini voltou a sugerir que o ex-secretário-geral do partido estaria passando por problemas emocionais ao fazer as novas denúncias. Ele atribuiu isso à saída de Silvio do partido:

¿ Talvez ele esteja com aquele tipo de comportamento das pessoas que estão alijadas do que sempre fizeram na vida, da participação na política. Está excluído porque se desfiliou do PT, porque seria expulso em função do crime que cometeu numa relação com empresa privada.

O ex-presidente do PT José Genoino não quis falar sobre as novas denúncias de Silvio Pereira. Ele disse que não daria entrevistas e que os repórteres deveriam procurar seu advogado. Procurado no sábado e no domingo em sua casa, em São Paulo, o ex-ministro José Dirceu também não se pronunciou.