Título: MARTA E MERCADANTE PROMETEM APOIAR VENCEDOR
Autor: Aguinaldo Novo, Sergio Roxo e Flávio Freire
Fonte: O Globo, 08/05/2006, O País, p. 8

Ex-prefeita venceu na capital, mas senador assumiu a dianteira com votos do interior; prévia teve alta abstenção

SÃO PAULO. Adversários na eleição realizada ontem pelo PT para escolher o candidato do partido ao governo de São Paulo, o senador Aloizio Mercadante e a ex-prefeita Marta Suplicy anunciaram um acordo para apoiar o concorrente em caso de derrota. O objetivo é evitar maiores divisões dentro do PT, num momento em que aparecem novas denúncias sobre a existência do mensalão, e fortalecer em São Paulo (maior colégio eleitoral do país) a candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pelos resultados parciais divulgados pelo diretório regional às 21h50m, Mercadante saiu na frente de Marta. O senador estava com 22.850 votos, e Marta, 22.346. Haviam sido totalizados 45.685 votos (incluídos os em branco e nulos) de um total que deve ficar em cerca de 70 mil.

Como previsto, Marta venceu a prévia na capital, com 16.591 votos, o dobro dos 8.390 de Mercadante. Mas votos do interior e da Grande São Paulo deram a vantagem ao senador à noite. A apuração completa da prévia encerrada só deve acabar na quarta-feira, mas a expectativa é que hoje a quantidade de votos apurados já permita saber quem será o vencedor.

¿ Temos uma oportunidade histórica de vencer a eleição em São Paulo. E a militância sabe que, o que está em jogo, é a reeleição do presidente Lula ¿ disse Mercadante, ao votar.

Otimista, o senador dizia ter o apoio de 55 de 57 prefeitos do PT no Estado, de 380 vereadores e de 494 presidentes de diretórios municipais:

¿ A dimensão mais importante é preservar a unidade do PT. Sair dessa prévia unido e fortalecido pela unidade, pelo respeito. E quem vencer terá a legitimidade e o apoio do outro.

Esse balanço parcial mostrou forte abstenção. O número de votantes no estado foi estimado em 70 mil, para um total de 191 mil filiados com direito a voto. Inicialmente, o diretório estadual esperava o comparecimento de mais de 80 mil votantes. Na capital, onde há cerca de 77 mil filiados, votaram só 25.141 petistas (32,6% do total).

Para vencer o adversário, Marta afirmou que apostava na sua experiência à frente da prefeitura. Ela deixou o cargo em 2002, depois de perder a eleição para o tucano José Serra ¿ com quem poderá, se eleita dentro do partido, voltar a disputar este ano um cargo majoritário.

Perguntada sobre sua maior vantagem em relação a Mercadante, foi enfática:

¿ A bagagem administrativa. Acredito que vá contar o fato de ter administrado a maior cidade do país. Tivemos um embate com Serra e ele ter saído da Prefeitura vai ser relevante.

Marta disse estar disposta a subir no palanque de Mercadante se ele for o escolhido.

¿ No dia seguinte, né gente!. Estou disposta a continuar na campanha, subir no palanque dele, do (Eduardo) Suplicy, do Lula, de deputados. E espero que ele faça o mesmo (caso a prefeita vença as prévias) ¿ disse ela, que votou à tarde, acompanhada do ex-marido, o senador Eduardo Suplicy.

Sobre a possibilidade de o PMDB indicar o vice na corrida sucessória em São Paulo, Marta considerou a idéia positiva:

¿ Acho bastante interessante ter o maior leque de alianças possíveis.

Sem revelar seu voto, Eduardo Suplicy afirmou que tanto Mercadante quanto Marta teriam chances de derrotar o tucano José Serra, que aparece com folga em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Suplicy também falou sobre uma nova candidatura ao Senado. Segundo ele, nas plenárias realizadas até agora, nenhum outro nome além do seu foi apresentado dentro do PT.

¿ O Frateschi (Paulo Frateschi, presidente estadual do PT) me disse que esse assunto está definido (que a vaga seria de Suplicy), mas vocês sabem que têm surgido conversas aqui e acolá ¿ afirmou aos jornalistas, referindo-se a articulações dentro do PT para indicar outro nome a fim de atrair o PMDB.

Resultado deve ser divulgado hoje

O presidente estadual do PT, Paulo Frateschi, não deu explicações sobre o baixo comparecimento às urnas.

¿ Com certeza, ficaremos com folga acima do limite mínimo, que é de 15% (28,5 mil), para ter quórum ¿ minimizou.

A previsão é que o vencedor da disputa seja conhecido hoje, mesmo sem a finalização da apuração.

¿ Teremos um bom panorama amanhã (hoje), com uma totalização que já nos deve permitir conhecer o vencedor. Ficarão faltando algumas pequenas cidades que não devem influir no resultado final ¿ disse, acrescentando que em apenas 11 cidades, por motivos diversos, a votação não aconteceu. De acordo com a direção estadual, são localidades muito pequenas que não vão influir no resultado.

* Do Diário de S.Paulo