Título: POLICIAIS AMEAÇADOS PELO CRIME
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 08/05/2006, Economia, p. 17

BRASÍLIA. Os bons resultados obtidos até agora no combate à pirataria têm um preço amargo, principalmente para aqueles que estão à frente do trabalho de repressão aos ilícitos. Funcionários da Receita, da PF e da Polícia Rodoviária Federal estão sendo ameaçados de morte em áreas próximas às aduanas, como Foz de Iguaçu (PR). Além disso, patrimônios públicos são depredados por pessoas orientadas pelo crime organizado.

¿ Estamos atacando na veia. Basta ver a grande quantidade de apreensões. Por isso, tentam nos intimidar, mas não vamos recuar ¿ avisou o secretário-executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, Márcio Gonçalves, acrescentando que já houve atentados, alguns com morte.

Diante desse quadro, instituições como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Câmara dos Deputados e o Fórum Nacional Permanente de Entidades Contra a Pirataria e a Ilegalidade assinaram uma nota conjunta prestando solidariedade aos funcionários públicos que estão nessa empreitada. Trata-se de uma nota de repúdio, que evoca os formadores de opinião, a imprensa e a sociedade a darem apoio às medidas que vêm sendo tomadas contra a pirataria e o contrabando no país.

O documento diz que indivíduos sem compromisso com a legalidade incentivam represálias contra os agentes públicos, promovendo atos de vandalismo e violência. (E.O.)