Título: Embate nacional
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 09/05/2006, O GLOBO, p. 2

As eleições serão para o governo de São Paulo e os candidatos terão de apresentar propostas específicas para o estado. Mas as eleições para o governo paulista estão assumindo uma forte conotação política nacional. A escolha dos candidatos é um indicativo. De um lado José Serra, candidato do PSDB a presidente em 2002. De outro, o líder do governo Lula no Senado, Aloizio Mercadante.

O favorito na disputa para o governo de São Paulo é o ex-prefeito José Serra. E nesse estado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está atrás, nas pesquisas, do candidato a presidente pelo PSDB, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin. Os tucanos fizeram questão de escolher um forte candidato para o governo paulista. Na campanha tentarão vincular Alckmin e Serra, buscando manter a liderança do tucano, que viu sua vantagem no estado cair nove pontos de acordo com recente pesquisa Ibope.

Os petistas também miraram nas eleições presidenciais ao preferirem Mercadante em detrimento da ex-prefeita Marta Suplicy. A cúpula petista avalia que Mercadante, por ter acompanhado o governo Lula, na condição de líder, terá mais condições de defendê-lo no embate eleitoral. Pelo nível de seu desenvolvimento e pelos interesses econômicos envolvidos, as eleições em São Paulo sempre envolvem questões nacionais. No estado onde existe o mais consistente questionamento à reeleição do presidente Lula e no qual votam cerca de 25% do eleitorado do país, os petistas consideram que ele é o nome mais adequado para reduzir o tom agressivo e emocional da campanha.

As eleições em São Paulo são cruciais para a sobrevivência do PSDB, caso se confirme o favoritismo do presidente Lula no pleito nacional. Os tucanos precisam manter o estado em suas mãos para terem condições de lançar uma candidatura viável nas eleições de 2010. Se os tucanos perderem estarão abrindo caminho para que surja uma nova força de oposição ao petismo. As eleições também são fundamentais para a reeleição de Lula, pois desde que a escolha do presidente pelo voto direto foi restabelecida no país, em 1989, nenhum presidente da República elegeu-se sem ter vencido também em São Paulo. Mercadante terá um duplo desafio: vencer as eleições para o governo e melhorar o desempenho do presidente Lula no estado.

O duelo da semana. O governo quer votar o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) junto com a unificação do ICMS. A oposição quer votar apenas o FPM.

Partidos e movimentos sociais

Na América Latina a crise da democracia representativa resulta na ascensão de líderes políticos que baseiam sua força numa relação direta com a população, como Hugo Chávez na Venezuela, e Evo Morales, na Bolívia. Na Europa essa mesma crise se expressa na disputa entre os partidos e os movimentos sociais e as organizações não-governamentais sobre quem representa e defende os interesses da sociedade. Esse embate foi a tônica no Fórum Social Europeu realizado de 4 a 7 de maio em Atenas, na Grécia.

Representando o PT, o líder do partido na Câmara, Henrique Fontana (RS), participou dos debates e voltou apreensivo com a atomização das forças políticas que combatem o neoliberalismo. Os partidos de esquerda tentaram, sem sucesso, definir algumas propostas que teriam como objetivo unificar as forças que participam do Fórum Social. Mas as ONGs fazem questão de preservar sua autonomia. Temem que a unificação fortaleça os partidos em detrimento da capacidade de iniciativa dos movimentos sociais.

O preço

O ex-governador Olívio Dutra (PT) está liderando as eleições no Rio Grande do Sul, de acordo com institutos de pesquisa locais. Candidato à reeleição, o governador Germano Rigotto (PMDB), segundo correligionários, estaria pagando por ter tentado ser candidato à Presidência da República. Avaliam que Rigotto passou para uma parcela do eleitorado a impressão de que não tem mais vontade de governar o estado.

A POLÍTICA externa brasileira está sob fogo cerrado no Brasil. Mas continua em alta lá fora. No último fim de semana de abril, o presidente George W. Bush, num encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel, elogiou sua disposição de procurar um entendimento entre os europeus e com o Brasil nos contatos que preparam a próxima reunião da rodada de Doha.

DERROTADA nas prévias, a petista Marta Suplicy está de olho nas eleições para a prefeitura de São Paulo em 2008. Antes disso, a direção do partido quer que ela dispute as eleições para a Câmara dos Deputados. Argumentam que sem José Dirceu o partido precisa de um puxador de votos. Aliás, o partido reconhece sua força ao ter feito 47% dos votos mesmo não tendo o apoio do presidente Lula.

E-mail para esta coluna: ilimar@bsb.oglobo.com.br

Protesto

Forte reação na Câmara contra a decisão de seu presidente, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), de mandar para a Corregedoria documento da Justiça Federal sobre as investigações feitas pela Polícia Federal na operação Sanguessuga. Rebelo diz que cumpriu o regimento da Casa. Mas os 32 deputados que foram apenas citados no inquérito não aceitam ficar na mesma situação dos 32 deputados contra os quais há indícios.