Título: `FOI UM GESTO PURAMENTE FORMAL¿
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 09/05/2006, O País, p. 4

Tarso diz que Lula achou ótima a decisão de arquivar impeachment

BRASÍLIA. O ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou ¿ótima, muito boa¿ a decisão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de arquivar o pedido de impeachment dele. O ministro disse que, ao decidir pelo arquivamento da proposta, a OAB não cedeu às pressões da oposição. Para Tarso, é normal o fato de a OAB ter remetido ao Ministério Público uma queixa-crime contra o presidente pedindo aprofundamento das investigações:

¿ A OAB cumpriu seu dever: arquivou o impeachment e remeteu as informações ao Ministério Público, um gesto puramente formal. Como sabemos, o Ministério Público já examinou os documentos e fez a denúncia.

Mas outras denúncias poderão ser apresentadas ao Supremo Tribunal Federal, uma vez que a Procuradoria-geral da República ainda investiga o mensalão. Para Tarso, a atitude da OAB dá tranqüilidade ao processo eleitoral:

¿ A OAB teve a dignidade de não ser envolvida no jogo político ordinário, comum, que é natural entre os partidos. Não se trata de absolver qualquer pessoa do governo ou absolver aqueles que estão sendo denunciados, mas de dizer que a OAB não é instrumento do jogo político eleitoral e que tem uma missão constitucional superior ¿ disse Tarso.

A decisão da OAB, para ele, põe ponto final no debate sobre o impeachment:

¿ Mostra ao governo que a OAB tem uma função pública importante e à oposição que, se vocês querem o governo, ganhem a eleição, não será através do impeachment.