Título: SEM DISCURSO NO ATO COM SINDICALISTAS
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 09/05/2006, O País, p. 8

Lula altera rotina e não fala em lançamento de pacote na área trabalhista

BRASÍLIA. A entrevista do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira ao GLOBO contaminou o clima de festa que se pretendia para o lançamento ontem, no Palácio do Planalto, de um pacote de medidas nas áreas trabalhista e sindical. Fugindo da rotina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não discursou na cerimônia, que contava com a presença de dezenas de sindicalistas de diversas centrais sindicais. O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, disse, ainda no Planalto, que o silêncio do presidente mostra a gravidade da situação e que as declarações Silvio causaram nova crise no governo.

¿ As declarações de Silvio Pereira afetaram o presidente. O fato de Lula não ter falado na cerimônia mostra a gravidade da situação ¿ disse Paulinho, defendendo que a Polícia Federal garanta proteção ao ex-dirigente petista para que ele possa dar mais esclarecimentos.

Situação é mais grave que o caso Collor, diz Paulinho

Paulinho disse que até agora todos apontavam o ex-ministro José Dirceu como o chefe do esquema do mensalão e que Silvio incluiu o nome do presidente Lula. Antes de saber da decisão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de apresentar queixa-crime contra Lula e não pedir o impeachment, Paulinho defendeu a proposta.

Segundo o dirigente da Força Sindical, a situação de Lula é mais complicada do que a do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Paulinho disse que no caso Collor ¿era só um Elbazinho¿ (referência ao Fiat Elba do ex-presidente pago pelo então tesoureiro PC Farias) e que, no caso de Lula, o empresário Marcos Valério pretendia ganhar um R$1 bilhão até o fim de governo, de acordo com Silvio Pereira.

Já o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, minimizou a entrevista do ex-secretário-geral do PT e, assim como o presidente do PT, Ricardo Berzoini, disse que Silvinho está desequilibrado emocionalmente.

¿ Não enxergo que alguém que esteja no estado emocional igual ao do Silvio Pereira possa ter alguma credibilidade em qualquer segmento da sociedade brasileira.

Sobre o depoimento de Silvio na CPI dos Bingos, marcado para quarta-feira, o ministro disse que a comissão está perto do fim e que é preciso deixar o presidente Lula governar.