Título: PETISTAS DIVERGEM SOBRE APURAÇÃO DE DENÚNCIAS
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 09/05/2006, O País, p. 8

Suplicy e Cardozo defendem investigação sobre declarações de Silvio; Berzoini descarta

SÃO PAULO. Embora parlamentares do PT defendam uma investigação interna das denúncias feitas pelo ex-secretário-geral Silvio Pereira, a direção nacional do partido ainda resiste à proposta. Um dia depois de chamar Silvio de traidor e mentiroso, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, disse ontem que o partido não tem meios para investigar a conduta de quem não integra mais seus quadros.

¿ O PT não tem instrumentos legais para fazer uma apuração contra pessoas que nem são mais filiadas. Esse papel agora é do Ministério Público e da Polícia Federal ¿ disse Berzoini, no anúncio da vitória de Aloizio Mercadante sobre Marta Suplicy nas disputa pela candidatura ao governo paulista.

No mesmo evento, havia quem defendesse a instauração de um processo investigativo. O deputado federal José Eduardo Cardozo (SP) foi taxativo:

¿ É claro que o PT tem que apurar.

Para ele, não se pode afirmar ainda se o que Silvio relatou tem ou não fundamento.

¿ Não podemos ainda dizer se (a denúncia) é verdade ou mentira.

O deputado disse ter estranhado as cifras ¿exorbitantes¿ e ¿nada razoáveis¿ citadas pelo ex-dirigente na entrevista ao GLOBO. Silvio disse que o plano de Marcos Valério era arrecadar R$1 bilhão. Perguntado se havia razoabilidade para cifras envolvidas em eventuais crimes de extorsão, Cardozo disse:

¿ A situação em si é inimaginável e foge ao padrão de crime para quem quer montar esquema desse porte.

O senador Eduardo Suplicy, que um dia antes defendera a presença do presidente Lula no Congresso para dar explicações sobre o assunto, também considerou que o PT deve apurar ¿tudo o que for possível¿:

¿ Assim, não restaria dúvidas sobre o que foi dito.

João Paulo sobre denúncias: ¿a Câmara já julgou¿

Envolvido no escândalo do mensalão, o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) evitou entrar em detalhes sobre as denúncias.

¿ Ainda não entendi direito, estou tentando entender. Mas o que posso dizer é que a CPI e o Ministério Público já apuraram e a Câmara já julgou ¿ disse ele, que foi absolvido pelos colegas. Perguntado se pode ter havido motivação política, foi lacônico:

¿ Realmente não sei.

O deputado Professor Luizinho (PT-SP) ¿ acusado de receber dinheiro do valerioduto e absolvido pela Câmara ¿ e a deputada Ângela Guadagnin (PT-SP), advertida por ter dançado após a absolvição de um colega petista acusado de envolvimento no mensalão, evitaram a imprensa.