Título: PLANALTO DIZ QUE LULA FICOU PERPLEXO COM SILVIO
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 09/05/2006, O País, p. 8

Estratégia do governo é tentar dar o caso por encerrado mas é grande a expectativa com depoimento na CPI

BRASÍLIA. Embora a avaliação no Planalto seja de que a entrevista do ex-secretário do PT Silvio Pereira não foi de todo ruim para o governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo auxiliares, ¿ficou perplexo¿ com as declarações de Silvinho ¿ como continua sendo chamado no Palácio. A entrevista, insistem assessores, não trouxe denúncias novas em relação ao governo, mas reavivou um assunto que estava perdendo força no Congresso e na imprensa. E, além disso, criou uma situação de grande expectativa e apreensão, o depoimento de Silvio Pereira na CPI dos Bingos. Emissários do PT, amigos de Silvinho, vão procurá-lo para avaliar suas condições emocionais.

Segundo análise feita no Planalto, a entrevista tem aspectos positivos porque Silvio afirma que os ministros do PT são duros, que o Banco Central impediu os negócios pretendidos por Marcos Valério com outros bancos e que ele próprio não conseguiu emplacar muitos indicados dos partidos aliados para cargos públicos.

Depois da reunião de coordenação política, ontem, o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, procurou atenuar os efeitos da entrevista e a preocupação do governo com o depoimento. A versão oficial do Planalto foi, inclusive, de que o assunto não foi nem tratado na reunião.

¿Silvio está atormentado¿

A estratégia do governo é tentar dar o caso por encerrado, argumentando que a resposta do Planalto foi dada por Tarso no fim de semana, quando as declarações se tornaram públicas ¿ o ministro dissera que o ex-dirigente petista não falara novidades e é uma pessoa atormentada.

Tarso disse também que o governo não vai tentar impedir o depoimento de Silvinho na CPI dos Bingos. Disse que o ex-secretário do PT tem autonomia suficiente para decidir se deve ou não prestar depoimento, assim como decidiu dar a entrevista ao GLOBO.

¿ Nem torcemos para o Silvinho ir nem para o Silvinho não ir. Essa é uma questão pessoal dele e sequer é uma questão do partido ¿ disse Tarso, lembrando que ele saiu do PT para não ser expulso.

O governo manteve o discurso de ressaltar o suposto desequilíbrio emocional de Silvinho, lembrando a reação colérica dele no segundo dia de entrevista ao GLOBO. E também que ele é uma pessoa atormentada desde que aceitou o Land Rover, presente da GDK, empresa prestadora de serviços à Petrobras.

¿ O governo considera encerrado esse episódio naquilo que lhe toca. Evidentemente, como salientou o presidente, o Silvinho pode dizer o que quiser ¿ afirmou Tarso.

O ministro disse conhecer pouco Silvio Pereira, mas admitiu ter convivido com ele no PT. Mesmo assim, Tarso afirmou que ele está atormentado e classificou de comovente sua entrevista do ponto de vista humano, mas destacou que do ponto de vista político ¿não agregou nada para o governo¿.

¿ Mas sei que atualmente ele é uma pessoa muito atormentada, espiritualmente muito atormentada, pelo ato que ele se disse responsável de ter recebido aquele presente numa circunstância absolutamente indevida e ilegal. Ele fez uma grande catarse pública e se expôs publicamente para tentar recomeçar sua vida e assumir suas responsabilidades ¿ disse Tarso.