Título: GAROTINHO AGORA PEDE SAÍDA DE LULA
Autor: Carla Rocha e Marco Antonio Cavalcanti
Fonte: O Globo, 09/05/2006, O País, p. 13

No 8º dia de greve, ex-governador convoca o povo a ir às ruas contra o presidente

Em seu oitavo dia de greve de fome, o ex-governador Anthony Garotinho radicalizou o discurso de oposição e convocou o povo brasileiro ¿a tomar ruas¿ pela saída do presidente Lula. Barba por fazer, cercado pela mulher, a governadora Rosinha Garotinho, e pelos filhos Clarissa, Anthony, Vladimir e Wanderson, Garotinho deixou o sofá que ocupa desde 30 de abril na sede do PMDB para fazer seu pronunciamento num auditório apinhado de militantes do PMDB do Rio.

De improviso, o pré-candidato do PMDB à Presidência agradeceu as visitas que tem recebido e o apoio da família. Foi aplaudido pelos cerca de 200 correligionários. Em seguida, tomou um gole de água e deu início à leitura do texto no qual acusa o presidente de saber de irregularidades cometidas pelos ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu, pelos ex-dirigentes petistas José Genoino e Delúbio Soares e pelo empresário Marcos Valério. Segundo ele, a ¿lama já chegou ao último andar¿ do governo:

¿ Lula é um traidor do povo brasileiro. Ou nós que amamos o Brasil e queremos uma pátria soberana, livre, justa e fraterna tomamos as ruas a partir de agora ou conseguirão impor ao povo a complementação do projeto neoliberal.

A força dessa idéia, disse o ex-governador, tomará conta do povo brasileiro.

¿ Chegou a hora, agora é fora Lula ¿ completou.

Garotinho está se alimentando com soro caseiro e diz que não abandonará a greve de fome. O médico Abdu Neme disse que ele está lúcido, mas desidratado. Ele alterna períodos de prostração, sonolência, dores musculares e de cabeça e câimbras. A pressão é estável e seu peso é de 84,7 quilos, 6,3 a menos que no início da greve.

Cerca de 70 jovens com bandeiras do PMDB fizeram ontem um protesto em frente à sede do GLOBO, na Cidade Nova. Com uma bandeira com críticas à Rede Globo, eles subiram num carro de som e fizeram ataques às Organizações Globo. Semana passada um grupo de militantes do PMDB do Rio já tinha feito atos de vandalismo em frente à sede do jornal, jogando ovos e tinta.