Título: QUÉRCIA: PMDB-RJ SE ENFRAQUECEU
Autor: Carla Rocha e Marco Antonio Cavalcanti
Fonte: O Globo, 09/05/2006, O País, p. 13

SÃO PAULO. O ex-governador Orestes Quércia, um dos principais caciques do PMDB, não poupou críticas ontem ao ex-governador Anthony Garotinho. Ele disse que o partido nunca aceitou a filiação de Garotinho, e negou que a greve de fome do ex-governador prejudique a imagem do PMDB:

¿ O Garotinho não tem muito a ver com o PMDB. Ele está há dois anos no partido, foi recebido pelo PMDB do Rio, não consultou ninguém dos outros estados e já entrou como candidato a presidente.

Nas críticas a Garotinho, sobrou também para o partido no Rio:

¿ O PMDB do Rio se enfraqueceu muito. Garotinho entrou no processo e Moreira Franco concordou. Mas no PMDB nacional nunca houve uma aceitação de Garotinho.

Para Quércia, a tese de Garotinho de que é injustiçado é muito subjetiva. Mas o ex-governador paulista, que apoiou a candidatura do governador gaúcho Germano Rigotto nas prévias, descartou um pedido de expulsão de Garotinho do PMDB:

¿ Garotinho nada soma ao PMDB. Ele não tem história no partido e tem problemas sérios, que precisam ser esclarecidos ¿ disse Quércia, que afirmou não ter lido até agora qualquer resposta do ex-governador às denúncias.