Título: LULA REAFIRMA QUE PREÇO DO GÁS NÃO SUBIRÁ
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 09/05/2006, Economia, p. 23

Presidente diz que gasoduto com Venezuela e Bolívia pode ser solução por `um século¿

BRASÍLIA e VITÓRIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou em seu programa semanal de rádio que a nacionalização do gás boliviano não vai gerar alta de preços nem desabastecimento no Brasil. Segundo Lula, só haverá reajuste quando houver renovação de contrato da Petrobras para exploração de gás naquele país. O presidente disse que o país precisa estudar outras fontes de energia para não depender mais de outra nação.

Enquanto isso não acontece, o governo negocia com os vizinhos. Uma missão brasileira, liderada pelo ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, parte hoje para Venezuela e Bolívia, com o objetivo de discutir os preços do gás boliviano. Outro assunto em pauta é o novo imposto de 33% para explorar petróleo na Venezuela. Além disso, há o projeto para a construção do gasoduto do Sul ¿ ligando Venezuela, Bolívia, Brasil, Argentina e Chile. Segundo Lula, o gasoduto ¿pode fornecer gás por um século¿.

¿ De cinco em cinco anos, a Petrobras tem que discutir e fazer o reparo no preço, porque o preço sempre será uma coisa que tem uma combinação. Quando formos negociar o preço do gás com a Bolívia, também vamos querer o melhor preço para o nosso consumidor e eles vão querer o melhor preço para a Bolívia, e você vai encontrar um denominador comum ¿ disse Lula ontem, durante o programa ¿Café com o presidente¿.

O presidente afirmou que ¿do ponto de vista do fornecimento de gás e do ponto de vista dos preços¿, o povo brasileiro não terá problemas.

¿ Quem tiver táxi a gás vai continuar usando o seu táxi a gás. Quem tiver gás encanado no seu apartamento vai continuar utilizando gás encanado. Nós vamos tratar de garantir que o povo brasileiro não seja prejudicado e também não queremos prejudicar o povo boliviano.

Lula reagiu a críticas de que o governo foi condescendente com a Bolívia. Ele afirmou que na condição de maior economia da região o Brasil tem de ajudar os países mais pobres. Segundo Lula, o Brasil ¿não quer ser uma ilha de desenvolvimento cercada de países pobres¿. A questão, disse, tem de ser tratada com carinho e de forma civilizada.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou ontem no Espírito Santo que a discussão sobre a alta no preço do gás da Bolívia pode parar numa corte em Nova York. Gabrielli, que faz parte da missão brasileira, não admite a alta.

¿ Vamos defender a idéia de que não há necessidade de aumento do preço do gás, porque o preço está associado a uma cesta de combustível. Esse óleo combustível varia de acordo com o petróleo ¿ disse ele, que inaugurou um navio plataforma no Campo de Golfinho (ES).

AMORIM: QUALQUER REAJUSTE SERÁ NEGOCIADO, na página 24