Título: BRADESCO TEM LUCRO RECORDE NO PRIMEIRO TRIMESTRE
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 09/05/2006, Economia, p. 28

Banco registrou ganho de R$1,5 bi, puxado pelo crescimento dos empréstimos e pelos juros altos

SÃO PAULO. O Bradesco registrou lucro líquido de R$1,53 bilhão no primeiro trimestre deste ano, novo recorde para o período no setor financeiro, beneficiado pelo aumento dos empréstimos e pela manutenção de juros elevados. Divulgado ontem, o resultado representou um aumento de 27% em relação ao ganho no mesmo período de 2005. Com ativos totais de R$216,3 bilhões e patrimônio líquido de R$20,3 bilhões, a instituição apresentou ainda um retorno de 34,6%, contra 34,7% em março do ano passado.

Sem contar avais e fianças, a carteira de crédito do Bradesco chegou a R$84,426 bilhões, com aumento de 28% nos últimos 12 meses. Só neste primeiro trimestre, as novas operações de empréstimo somaram R$3,296 bilhões (variação de 4,1%). Mais uma vez, essa expansão foi puxada pelo segmento de pessoas físicas ¿ que paga spreads médios de 43% ao ano ¿ com variação de 50,6% desde março de 2005, contra 9% na carteira de grandes empresas e 22,9% das pequenas e médias.

Como resultado, as receitas com empréstimos passaram de R$3,793 bilhões para R$4,649 bilhões, um aumento de 22,6%. Em contrapartida, aumentou também o registro de inadimplência, o que levou o Bradesco a reforçar suas provisões contra os chamados devedores duvidosos. No trimestre, foram provisionados R$938 milhões, elevando o saldo total para R$5,315 bilhões ¿ R$1,03 bilhão a mais do que o mínimo determinado pelo Banco Central.

¿ Fomos um pouco mais cautelosos, já que mudou o perfil da nossa carteira ¿ disse o presidente do banco, Márcio Cypriano.

Em março de 2005, o segmento de pessoa física respondia por 36% da carteira total de crédito do banco (sem considerar fianças e avais), participação que chegou a 42,3% neste ano. Segundo Cypriano, o aumento da inadimplência era esperado já que o período concentra grande volume de pagamentos (como impostos e mensalidades escolares). O banco manteve a previsão de aumentar o volume de crédito no ano entre 23% e 25%.

Outra estratégia traçada para 2006 é ampliar a participação no segmento de cartões de crédito. O Bradesco espera alcançar a marca de três milhões de plásticos na associação feita com as Casas Bahia, com foco nos consumidores de baixa renda. Já a ofensiva nas faixas de renda mais altas passa pela American Express, cuja carteira foi adquirida pelo Bradesco em março por R$490 milhões.

O Bradesco tem atualmente 9,2 milhões de cartões, número que pode engordar em mais 1,2 milhão com os da Amex. A operação de incorporação ainda depende de aprovação do BC, mas o Bradesco já conta com uma decisão favorável até meados deste ano.

¿ O Amex tem uma carteira de aproximadamente 600 mil clientes. Destes, 500 mil não têm ainda qualquer relação comercial com o nosso banco, o que abre perspectiva de novos negócios ¿ afirmou Cypriano.