Título: MANTEGA PROMETE ESTUDAR AJUDA PARA AS MONTADORAS
Autor: Martha Beck e Henrique Gomes Batista
Fonte: O Globo, 09/05/2006, Economia, p. 25

Ministro afirma que medidas vão beneficiar todo o setor e não apenas a Volkswagen

BRASÍLIA. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que o governo está estudando uma forma de ajudar o setor automotivo, mas descartou a possibilidade de adotar medidas que beneficiem empresas de forma isolada. Mantega participou da primeira reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com representantes da Volkswagen. A montadora alega que, com o real forte, deixará de exportar 80 mil veículos para a Europa este ano, o que pode levá-la a demitir até seis mil trabalhadores no Brasil.

¿ Vamos estudar a situação da indústria automobilística de forma geral, para que ela mantenha o bom ritmo de produção e exportação ¿ disse Mantega. ¿ O governo nunca pode fazer uma medida para uma empresa. Ele pode, sim, adotar medidas que tenham repercussão para todas as empresas.

Mantega, no entanto, não adiantou que tipo de ação pode ser adotada pelo governo:

¿ Não foi tomada nenhuma decisão. Nós ainda estamos analisando a situação, as saídas e as possibilidades, porque não queremos que haja redução da produção e emprego.

Ao ser indagado sobre a possibilidade de o governo reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para ajudar as montadoras ¿ medida adotada diversas vezes nos últimos anos ¿ Mantega se limitou a dizer:

¿ Não estou preparado para mexer no IPI.

Presidente da Volks mostrou a Lula plano de cortes

O ministro disse que a idéia principal é fazer com que o setor automobilístico consiga manter uma expansão de demanda e de exportações. Ele lembrou que, há 15 anos, a indústria aumentou sua capacidade produtiva sem que houvesse mercado, o que acabou criando um problema de dimensionamento. No entanto, esse problema vem sendo solucionado nos últimos anos e a idéia é conseguir manter o setor nesse caminho, incentivando a demanda por veículos.

Além de Lula e Mantega, participaram da reunião o presidente da Volkswagen, Hans-Christian Maergner, os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Luiz Marinho (Trabalho), além do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Ivan Ramalho, representando o ministro Luiz Fernando Furlan.

Segundo a Volkswagen, o encontro serviu apenas para que o presidente da companhia apresentasse a Lula seu plano de reestruturação, divulgado na semana passada.