Título: DOUTOR ROSINHA DIZ QUE JÁ FOI PROCURADO PELA MÁFIA
Autor: Anselmo Carvalho e Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 10/05/2006, O País, p. 3

Pediram-me para fazer emendas que eles acompanhariam no Siafi¿

BRASÍLIA. O deputado Doutor Rosinha (PT-PR) disse ontem que foi um dos parlamentares assediados por integrantes da máfia das ambulâncias, que ofereceu a ele dinheiro em troca de emendas ao Orçamento. Segundo Rosinha, representantes da empresa Planam, que comanda o esquema desmontado pela Operação Sanguessuga da Polícia Federal, procuravam os parlamentares para fazer as propostas.

O deputado contou que um emissário da Planam, do qual não lembra o nome, procurou-o em seu gabinete no final de 2002 com esse objetivo. Rosinha disse estar disposto a servir de testemunha para a PF, se o seu depoimento for necessário. Mas até hoje ele nunca tinha denunciado o esquema.

¿ Fui procurado por um cidadão que dizia representar essa empresa. Ele disse que sabia que eu era médico, que estava saindo de uma campanha e que devia ter dívidas e queria me mostrar uma proposta de ambulâncias e unidades móveis de saúde ¿ disse o deputado.

¿ Fingi-me de bobo e perguntei como funcionava o esquema. Ele respondeu que eu tinha de fazer emendas, que eles acompanhariam no Siafi ¿ completou.

Segundo Rosinha, os próprios integrantes da quadrilha procuravam um prefeito e propunham que fosse feito um processo de licitação.

¿ Ele disse que eles mesmos montavam o processo licitatório. Se montavam do começo ao fim, já era uma licitação marcada. E diziam que resolveriam os meus problemas de dívidas. Eu disse que tinha de refletir e que podíamos voltar a conversar.

Segundo Rosinha, seu objetivo era gravar a conversa com o representante da Planam. Porém, depois de deixar os panfletos com fotos das ambulâncias e fazer a proposta, ele não voltou mais.

¿ Não lembro o valor porque achei que a conversa ia continuar outro dia com a gravação. Acho que hoje não reconheceria a pessoa porque faz muito tempo.