Título: `TENHO ATESTADO, NÃO ESTOU BEM, MAS VOU DEPOR¿
Autor: Alan Gripp e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 10/05/2006, O País, p. 8

Ex-petista não vai mais tentar conseguir hábeas-corpus para não responder a perguntas

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira embarcou ontem à noite para Brasília, onde deverá depor hoje à CPI dos Bingos sobre as declarações ao GLOBO em que afirmou que o esquema de Marcos Valério objetivava arrecadar R$1 bilhão com empresas. Silvinho estava com a mão esquerda enfaixada, resultado de ferimentos provocados por ele mesmo na quinta-feira, depois da entrevista ao GLOBO. Silvio confirmou que vai depor hoje à CPI, embora tenha recorrido ao STF para não precisar falar.

¿ Vou depor. Tenho atestado médico mostrando que não estou bem, mas vou depor. Só isso. Não falarei mais qualquer palavra ¿ disse ao embarcar no vôo 3542 da TAM, que saiu de São Paulo às 19h20.

A passagem de Silvio foi paga pela CPI dos Bingos, que teve ajuda da PF para intimá-lo. Como ele não foi encontrado nem em sua casa no bairro da Bela Vista em São Paulo e na casa da praia em Ilha Bela, no litoral Norte paulista, a PF enviou cópia do ofício da CPI para o escritório de Arnaldo Malheiros, que era advogado de Silvio. Malheiros o procurou e conseguiu a assinatura, dando ciência da convocação. Amigos de Silvio disseram que ele ficou alguns dias na casa da mãe em Osasco, na Grande São Paulo. Efraim ameaçou Silvio com prisão caso ele não comparecesse.

Silvinho estava com um irmão. Apesar da mão enfaixada, não se mostrava nervoso, mas ansioso. Falava ao celular a todo instante. Pediu ao repórter que se afastasse para que ele pudesse ficar sozinho para telefonar. O GLOBO acompanhou Silvinho no vôo. Ele foi reconhecido por algumas pessoas, mas não foi hostilizado. Silvio, que viajou numa poltrona ao lado do irmão, dormiu o tempo inteiro.

Na chegada a Brasília, foi cercado por cinegrafistas e fotógrafos. Uma câmera o atingiu na cabeça, e Silvio gritou:

¿ Vou chamar a segurança ¿ e saiu sem dar entrevistas.

No saguão de desembarque, foi aplaudido pela relações-pública Teresa Cristina Silva, de Belo Horizonte:

¿ Parabéns, Silvinho! ¿ disse. ¿ Ele falou a verdade, tem muito podre para surgir.

Em São Paulo, o advogado Iberê Bandeira de Mello informou que assumiu a defesa de Silvio no lugar de Arnaldo Malheiros. Ele disse que seu cliente não vai mais tentar hábeas-corpus para permanecer calado hoje na CPI. Segundo Bandeira de Mello, o ex-dirigente petista vai usar liminar concedida ano passado pelo STF para que possa prestar seu depoimento acompanhado do advogado. Bandeira de Mello não soube dizer como e onde Silvio foi atendido pelos psiquiatras que elaboraram o laudo sobre seu estado.

¿ Vamos nos encontrar amanhã (hoje) de manhã para conversar ¿ disse o advogado.

Segundo ele, Silvio está tomando vários medicamentos, mas não soube dizer quais.

(*) Enviado especial a Brasília