Título: NÓS QUEREMOS SABER COMO SERIA ARRECADO R$1 BI E QUEM MANDAVA¿
Autor: Alan Gripp e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 10/05/2006, O País, p. 8

Presidente da CPI dos Bingos quer esclarecimentos sobre denúncias

BRASÍLIA. São muitas as questões que poderão ser esclarecidas hoje, durante o depoimento de Silvio Pereira, na CPI dos Bingos, dizia ontem o presidente da Comissão, senador Efraim de Morais (PFL-PB). Por isso, protestava o senador, o Supremo Tribunal Federal não poderia impedir o ex-secretário-geral do PT de falar tudo que sabe:

¿ Nós queremos saber muitas coisas: quem são os 100 Marcos Valérios que ele disse existirem por trás do empresário Marcos Valério, como seria arrecadado o R$1 bilhão, quem mandava em todo esquema.

De manhã, quando corria a notícia que Silvio recorreria ao Supremo para evitar o depoimento, o senador foi duro:

¿ Não acredito que o Supremo vá impedir o depoimento do Sílvio Pereira. Se ele já falou para a imprensa, o STF não vai impedir que ele fale com a CPI.

O presidente da CPI dos Bingos lembrou outro trecho da entrevista de Silvio ao GLOBO, que precisa ser esclarecido:

¿ O Silvio Pereira foi bem claro: ele e o Delúbio Pereira são apenas pau-mandado.

Ressalvou outro aspecto já abordado na CPI e que o ex-dirigente do PT pode explicar.

¿ O Rogério Buratti disse que donos de bingos deram dinheiro para o PT. Como ele era dirigente do PT, temos que ouvi-lo. Não estamos fora do fato determinado da CPI ¿ disse Efraim, rebatendo críticas de que a entrevista não deve ser objeto de investigação na CPI.

Hoje ainda, durante o depoimento do ex-petista, será votado o requerimento de convocação de Marcos Valério, informou o senador.

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido apresentado pelos advogados de Silvio Pereira, porque no seu entendimento juridicamente não cabe o pedido de extensão de liminares já concedida em habbeas corpus anterior ¿ neste caso em novembro passado. Tecnicamente os advogados de Silvinho deveriam ter entrado com um novo habbeas corpus relacionado com o depoimento de Silvinho, na CPI dos Bingos, marcado para hoje e não com uma petição para estender o que já foi concedido no ano passado.

¿ Aquele hábeas-corpus teve um objeto, aquela convocação. Não pode ser estendido para a convocação de agora. Senão aquele HC valeria para sempre.

Em sua decisão, Marco Aurélio deixa claro que todos os pedidos apresentados pelos advogados de Silvinho estão negados: tanto o pedido que ele faz de não comparecer quanto o de recusar-se a responder questionamentos que o possam incriminar. Em outras palavras, não terá o direito ao silêncio.