Título: STF NEGA LIMINAR E SILVIO DEPÕE HOJE À CPI
Autor: Alan Gripp e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 10/05/2006, O País, p. 8

Advogados apresentam laudo médico para tentar adiar depoimento; ex-petista terá que responder às perguntas

BRASÍLIA. Um homem transtornado, profundamente deprimido e capaz até de cometer suicídio. O diagnóstico médico, de forte apelo emocional, usado pelos advogados do ex-secretário-geral do PT, Silvio Pereira, não foi suficiente para convencer o Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitou ontem o pedido de liminar feito pelo ex-petista e confirmou o seu depoimento para hoje, às 11h, na CPI dos Bingos.

Silvio, que protagonizará uma das sessões mais esperadas desde o início da crise, embarcou ontem à noite para Brasília mesmo antes de saber da decisão do Supremo. Hoje, ele será pressionado pela oposição a detalhar as denúncias que fez em entrevista publicada domingo no GLOBO e, principalmente, a responder se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia ou não do esquema de pagamento de deputados da base aliada.

Apesar do apelo emocional dos advogados de Silvio, o ministro Marco Aurélio de Mello rejeitou a liminar alegando um erro técnico no pedido. Os advogados pediram ao Supremo a ampliação de um hábeas-corpus concedido a ele em novembro do ano passado, quando Silvio foi convocado pela primeira vez pela CPI dos Bingos. Com a decisão, ele terá que depor e responder a todas as perguntas dos parlamentares.

No pedido de hábeas-corpus negado, os advogados de Silvio Pereira incluíram um laudo médico elaborado anteontem, às 21h, na clínica Saint Germain, em Taubaté. Como hipótese de diagnóstico, os médicos Ricardo Bittencourt Nepomuceno e Charles Louis Kiraly falam em ¿estresse pós-traumático, depressão moderada/grave e disritmia¿.

Laudo pede internação

No documento, os médicos dizem ainda que durante o exame o paciente se encontrava ¿absolutamente descompensado emocionalmente¿ e ¿com idealizações de menos valia bem como de auto-extermínio¿.

O laudo diz ainda que durante a entrevista ao GLOBO, Silvio ¿chorou várias vezes, denotando dificuldades relacionadas à sua auto-imagem, com visível transtorno de adaptação à realidade¿. Os médicos afirmam ainda que ele tem momentos de pânico e, por fim, sugere a sua internação e o início de um ¿tratamento com antidepressivos¿.

Antes de saber da decisão do Supremo, o presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), disse que não aceitaria o laudo médico como desculpa e que, caso não fosse garantido seu depoimento, determinaria que Silvio fosse examinado por uma junta médica do Senado Federal. A oposição chegou a sugerir que os problemas médicos de Silvio possam fazer parte de uma estratégia montada por Silvio e pelo PT para tentar minimizar o impacto de suas declarações ao GLOBO.

¿ Não posso afirmar, mas não tenho razões para descartar essa possibilidade. Esse laudo é, no mínimo, muito estranho e não nos convence ¿ disse o líder do PFL no Senado, José Agripino Maia (PFL-PB).

Além dos problemas de saúde, os advogados de Silvio tentaram usar outros dois argumentos para tentar desobrigá-lo a se apresentar à CPI dos Bingos hoje. O primeiro, de que a investigação de suas denúncias não tem relação com o objetivo para o qual a comissão foi criada ¿ apurar o envolvimento das casas de bingos com o crime organizado. O segundo, que sua notificação foi feita com menos de 48 horas de antecedência da data marcada do depoimento.