Título: OPOSIÇÃO PEDE PROTEÇÃO DA PF PARA SILVIO
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 10/05/2006, O País, p. 10

Líderes ameaçam continuar investigações mesmo se Lula for reeleito

BRASÍLIA. A oposição no Congresso anunciou ontem que vai solicitar à Polícia Federal um esquema especial de proteção à vida do ex-secretário geral do PT Silvio Pereira. A decisão foi tomada durante reunião entre os presidentes e líderes do PSDB, PFL, PDT, PPS e PV, que esperam com o gesto aplacar as resistências do ex-dirigente petista em prestar novo depoimento hoje à CPI dos Bingos. Em entrevista ao GLOBO, Silvinho admitiu seu medo de ser morto depois de revelar que a meta do empresário Marcos Valério era arrecadar R$1 bilhão e de confirmar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva era quem mandava no PT.

Na tentativa de unificar o discurso da oposição e traçar uma estratégia conjunta para investigar as novas revelações feitas por Silvio, o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), tomou a iniciativa de convocar a reunião de ontem. Embora convidado, o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), não compareceu. O PSOL também não mandou representantes.

Oposição ameaça criar mais CPIs caso Lula seja reeleito

A oposição pretende cobrar de Lula explicações públicas e ameaça, caso o presidente seja reeleito, prosseguir com investigações na próxima legislatura, com direito à criação de CPI e processos judiciais.

¿ Está claro que o presidente e toda a direção do PT sabiam de tudo que acontecia. Lula deve explicações à Nação. Não somos um bando de idiotas e nem vivemos num mundo de faz de conta. Estamos juntos contra a corrupção ¿ disse Tasso.

Em nota ao povo brasileiro divulgada ao fim da reunião, os cinco partidos anteciparam que serão contra qualquer artifício legal para tentar impedir o depoimento hoje de Silvinho à CPI dos Bingos. O documento ressalta a intenção da oposição de ¿se unir à sociedade numa comissão única, de parlamentares, juristas e cidadãos de várias origens, com o objetivo de criar um Comitê da Cidadania, destinado a avançar nas investigações e legar, não somente uma versão correta dos fatos, mas todos os documentos que possam ser examinados pelas novas gerações de brasileiros¿.

Segundo o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), esse Comitê de Cidadania assegurará que as investigações sobre os novos fatos sejam apurados até fim:

¿ Queremos a verdade, ainda que tenhamos de continuar investigando na próxima legislatura. Não temos limite eleitoral.

Apoio à notícia-crime da OAB contra Lula

A oposição reafirmou apoio à decisão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de apresentar notícia-crime contra Lula, que o deixaria como réu mesmo que seja reeleito em outubro.

¿ Mesmo reeleito, Lula não se livrará da continuidade das investigações. Ainda que seja necessária a criação de uma nova CPI ¿ disse Tasso.