Título: PARA ACALMAR SILVIO PEREIRA, AMIGOS DO PT ORGANIZAM `OPERAÇÃO-ABAFA¿
Autor: Ricardo Galhardo e Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 10/05/2006, O País, p. 11

Partido quer evitar que ex-dirigente agrave a crise com novas declarações

SÃO PAULO. A ¿operação-abafa¿ para acalmar o ex-dirigente petista Silvio Pereira mobilizou amigos do PT que ajudaram até na escolha do psiquiatra que concedeu um laudo sobre seu estado de saúde. A operação, no entanto, tenta se descolar do núcleo dirigente do PT, já que o ex-secretário-geral do partido se desfiliou no ano passado e é criticado publicamente pelas fontes oficiais desde que foi denunciado por ter recebido um jipe Land Rover da empresa GDK.

Oficialmente, a única atitude do PT será fazer uma reunião de sua coordenação política, na segunda-feira, para avaliar o impacto da entrevista que Silvinho concedeu ao GLOBO no último domingo, em que revela que o objetivo do valerioduto era arrecadar R$1 bilhão. Até lá já terão ocorrido os depoimentos do ex-dirigente à CPI dos Bingos hoje e ao Ministério Público Federal amanhã.

Mas os líderes da corrente Unidade na Luta (o antigo Campo Majoritário), da qual Silvinho fazia parte, foram aconselhados a procurar o ex-secretário para evitar que ele provoque mais estragos com os depoimentos a CPI, Polícia Federal e ao MP.

¿ Alguém precisa procurar o Silvio para ver o que ele está precisando. Colo? Ombro amigo? Se, com uma entrevista furtiva, a crise refluiu, imagine o que pode acontecer nos depoimentos ¿ disse um dirigente do PT, que confirmou o envio de emissários do partido até Silvio depois da entrevista.

Silvio estaria magoado com Lula por ter sido desprezado

Francisco Rocha, líder da Unidade na Luta, e Gleber Naime, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral, negaram ter falado com Pereira, mas não descartaram a possibilidade de outro representante da corrente ter procurado o ex-secretário. O emissário do PT teria sido o tesoureiro nacional Paulo Ferreira, que assumiu o cargo que era de Delúbio Soares. Ferreira não foi localizado pelo GLOBO ontem.

¿ Sei que eu não fui. Não converso com o Silvinho há quase um mês ¿ disse Rocha.

Segundo ele, na conversa de um mês atrás Silvio não fez queixas em relação ao PT nem ao governo. Rocha ressaltou que continuará conversando normalmente com o ex-secretário.

Outras fontes próximas de Silvio avaliam que o encontro nacional do PT, semana retrasada, acendeu mágoas do ex-dirigente, que já se sentia desprezado pelos antigos companheiros. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a elogiar outros nomes envolvidos no escândalo do mensalão, como os ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu, além do ex-presidente do partido José Genoino, mas, sobre Silvinho e Delúbio Soares, não disse palavra.

¿ Lula se esqueceu dos pobres vassalos. Agora o Silvinho quer chamar a atenção. Eles (antiga direção) têm que cuidar do Silvinho. Não podem deixá-lo em depressão. Entre eles, inclusive, tem muita gente que o usou durante anos e hoje nem liga para saber como está¿ disse um cardeal petista.

Gleber Naime, companheiro de corrente e da antiga direção petista, disse que não encontrou Silvio.

¿ Não sei se alguém foi enviado, mas alguém deve ter procurado o Silvio. Ele tem muitos amigos no PT ¿ disse.

Amigos do ex-secretário atacam Berzoini

¿ Silvinho ainda terá que responder na Polícia Federal e no Ministério Público. Ele não tem mais ligação com o PT e não cabe ao partido tomar providências ¿ disse Jilmar Tatto, terceiro vice-presidente do PT.

Amigos de Silvinho criticaram o presidente do PT, Ricardo Berzoini, que chegou a chamar o ex-dirigente de traidor.

¿ O Berzoini foi inábil, cutucando a onça com vara curta. Não era o melhor a fazer ¿ disse outro cardeal petista.