Título: ARCANJO NEGA LIGAÇÕES COM SOMBRA E RONAN
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 10/05/2006, O País, p. 13

Criminoso foi ouvido por cinco senadores na prisão em Cuiabá

CUIABÁ. O bicheiro João Arcanjo Ribeiro disse ontem que jamais teve contato com os empresários Ronan Maria Pinto e Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, acusados de participar do esquema de corrupção montado na prefeitura petista de Santo André (SP) durante a administração de Celso Daniel, assassinado em janeiro de 2002. O Comendador, como é chamado Arcanjo, foi ouvido na prisão por cinco senadores da CPI dos Bingos, em Cuiabá, onde cumpre pena de 49 anos por lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

O depoimento começou às 10h30m no comando geral da PM e foi acompanhado por jornalistas. Os senadores ficaram satisfeitos com o depoimento, mas Arcanjo não contribuiu com as investigações sobre a morte do prefeito e o esquema de corrupção em Santo André, principal motivo da audiência.

Os parlamentares desembarcaram em Cuiabá com a informação de que Arcanjo tinha participação na offshore Roanoake Holding S/A, do Uruguai. A Roanoake foi sócia de Ronan em empresas de ônibus de Cuiabá e Santo André, e que está sendo investigado pelo Ministério Público de Santo André como envolvido na cobrança de propinas para abastecer o esquema de corrupção na cidade.

Estavam na comitiva Romeu Tuma (PFL-SP), Wellington Salgado (PMDB-MG), Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), Sibá Machado (PT-AC) e Antero Paes de Barros (PSDB-MT).