Título: ALCKMIN RECORRE A SERRA PARA TURBINAR A CAMPANHA
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 10/05/2006, O País, p. 14

Os dois candidatos tucanos vão viajar juntos pelo país

BRASÍLIA. Na tentativa de dar novo ânimo a sua campanha, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, confirmou ontem a primeira parceria acertada com o ex-prefeito José Serra. Alckmin pretende, num almoço hoje, tentar demover o vereador José Aníbal (SP) da idéia de disputar com Serra a vaga de candidato ao governo de São Paulo. Serra, por sua vez, teria se comprometido a viajar com Alckmin pelo país para ajudar a divulgar seu nome.

A intenção é pegar carona na popularidade de Serra dentro de fora de São Paulo. Embora não tenha conseguido emplacar a candidatura à sucessão presidencial, Serra estava melhor colocado nas pesquisas de intenção de voto e era mais conhecido pelo eleitorado, graças à disputa de 2002 com o presidente Lula. O ex-prefeito hoje é franco favorito a vencer a eleição em São Paulo já no primeiro turno.

Alckmin passou ontem o dia em reuniões em Brasília, tentando avançar em novos acordos regionais com o PFL e traçar estratégias. Numa conversa com deputados tucanos e pefelistas, Alckmin foi alertado para a necessidade urgente de criar fatos políticos que afastem o clima de pessimismo que vem tomando conta de seus aliados. Ele admitiu que já sabia que abril e maio seriam os meses mais difíceis, mas previu que a partir de junho ela deve ganhar fôlego.

Ataques a Lula deverão ser mais intensos

Alckmin foi orientado pelos aliados a repensar suas viagens em vôos comerciais, o que poderia expô-lo a constrangimentos. Mas ele reiterou a intenção de se apresentar como antítese de Lula, que viaja no avião presidencial,com o aparato estatal. Foi aconselhado a estar sempre acompanhado por uma equipe de assessores ou aliados.

¿ Não vamos nos pautar pelo comportamento do PT. O governo Lula tem sido leniente no cumprimento à lei. Nós vamos cumpri-la integralmente ¿ afirmou Alckmin.

Alckmin acertou que se revezará com os líderes do PSDB e do PFL na tarefa de desconstruir a imagem do presidente Lula. O candidato identificou dois caminhos: os ataques à falta de ética do governo e às mentiras, como o anúncio de obras e projetos que não saíram do papel como a transposição do rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina.

Em visita ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, Alckmin aproveitou para colocar em prática a estratégia. Disse que o desvio de dinheiro público é a tônica do governo Lula. Citando a compra superfaturada de ambulâncias por prefeituras com recursos de emendas ao Orçamento, o tucano afirmou que esse tipo de irregularidade não ocorre em São Paulo por causa da modalidade de pregão, que segundo ele também ajuda a reduzir os preços.

O coordenador de seu programa de governo, João Carlos Meireles, sugeriu a regionalização dos discursos nas viagens:

¿ Não há nada mais estadual que uma eleição presidencial. O discurso do candidato precisa estar em sintonia com os anseios da população.

Colaborou Isabel Braga