Título: SECRETARIA E COMISSÃO DIVERGEM
Autor: Daniel Engelbrecht
Fonte: O Globo, 10/05/2006, Rio, p. 25

A Secretaria municipal de Saúde contestou as informações do relatório da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores sobre as maternidades do município do Rio, que será entregue amanhã ao Ministério Público estadual. Segundo o órgão, os dados estão desatualizados, por corresponderem a vistorias feitas meses atrás e, em alguns casos, no ano passado. O presidente da comissão, vereador Carlos Eduardo, rebateu as críticas, dizendo que o relatório é o mais atual possível, sendo baseado em visitas às unidades feitas nos últimos dois meses e em conversas com profissionais de saúde das maternidades.

O documento, divulgado pelo GLOBO ontem, enumera problemas graves nas sete maternidades municipais do Rio, bem como em unidades estaduais e federais. Entre as falhas encontradas estão a superlotação de algumas delas e a existência de leitos vagos em outras, a deficiência de recursos humanos e equipamentos e a falta de integração entre as maternidades.

Segundo a secretaria, muitas das questões apontadas no relatório já foram resolvidas. Um dos problemas reconhecidos pela secretaria é a superlotação, atribuída ao fato de as maternidades municipais receberem pacientes do Rio e de outros municípios. Anualmente, são atendidas cerca de 600 mães de outras cidades, de acordo com levantamento da secretaria. Para a comissão, no entanto, esta não é a única explicação para o problema:

¿ A superlotação se dá também pela inércia da prefeitura para abrir maternidades que estão fechadas, como a Leila Diniz, ou com obras atrasadas, como a Mariana Crioula, e a nova Oswaldo Nazareth, no Hospital Souza Aguiar.

A secretaria questiona também o relato sobre ratos e baratas na cozinha da maternidade Alexander Fleming, cuja dedetização estaria em dia.

¿ O fato de a dedetização estar em dia não significa que foi bem feita. As afirmações da secretaria mostram que os responsáveis nunca estiveram nos hospitais e maternidades municipais ¿ rebateu o vereador.