Título: DESCONFORTO DE LULA COM CHÁVEZ
Autor: Henrique Gomes Batista
Fonte: O Globo, 10/05/2006, Economia, p. 29

Segundo chanceler, presidente disse que venezuelano ameaça integração regional

BRASÍLIA. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou ontem no Senado que a crise com a Bolívia causou desconforto entre o Brasil e o presidente venezuelano, Hugo Chávez. Ele afirmou que isso foi informado ao governante da Venezuela e que o Itamaraty ficará atento para a questão, não só nas palavras, mas nos fatos.

Segundo Amorim, Lula disse a Chávez que o gasoduto sul-americano e as demais iniciativas de integração do continente podem ficar em risco se ele intervier de forma direta nas relações binacionais da região.

¿ Foi transmitido a Chávez nosso desconforto e o desconforto pessoal do presidente Lula, de maneira inequívoca, com as ações praticadas por Chávez ¿ disse Amorim.

Os brasileiros desconfiam que Chávez foi o mentor e o fiador das atitudes bolivianas, buscando posição de liderança na América do Sul. Dias antes do anúncio da nacionalização das reservas de gás e petróleo, técnicos da PDVSA ¿ estatal venezuelana de petróleo ¿ visitaram a Bolívia. E o presidente boliviano Evo Morales se encontrou várias vezes com Chávez antes de publicar o decreto que prejudicou a Petrobras.

Amorim disse que criará um departamento de energia dentro do Itamaraty. A nova área deverá ser divida em energia renovável e energia fóssil. (Henrique Gomes Batista