Título: GOVERNO PALESTINO À BEIRA DA CISÃO
Autor: Renata Malkes
Fonte: O Globo, 10/05/2006, O Mundo, p. 34

Corte de ajuda internacional e violentos confrontos entre Hamas e Fatah ameaçam ANP

Em meio à tensão provocada pela crescente crise econômica nos territórios, pelo menos dez pessoas ficaram feridas num tiroteio entre militantes do partido Fatah e do grupo radical islâmico Hamas no segundo dia consecutivo de confrontos armados entre as duas facções na Cidade de Gaza. Em Nova York, alertados pelo Banco Mundial de que a Autoridade Nacional Palestina (ANP) estava à beira de enfrentar um colapso da ordem e dos serviços básicos por causa do corte do auxílio financeiro internacional, os membros do Quarteto ¿ EUA, Rússia, ONU e União Européia (UE) ¿ concordaram em retomar uma ajuda de emergência por três meses.

Testemunhas afirmam que o confronto começou quando simpatizantes do Hamas abriram fogo contra a residência de um dos mais altos oficiais do Fatah, Samir Mashrawi. Houve revide e, segundo hospitais locais, entre os feridos estariam oito crianças atingidas a caminho da escola.

Fontes palestinas afirmam que o ataque aconteceu após uma denúncia de que agentes de segurança de Mashrawi teriam seqüestrado três membros das brigadas Izz-el-Din al-Qassam, o braço armado do Hamas, no bairro de Tuffah. Mashrawi é acusado pelo Hamas de incitar a guerrilha urbana e atacar órgãos públicos. Pesam contra ele ainda acusações de ter colaborado com Israel no assassinato de Abdel Kuka, líder do Grupo de Resistência Popular, ligado ao Hamas, morto na explosão de um carro-bomba há pouco mais de um mês.

Poucas horas depois, dois membros do Fatah ficaram feridos numa nova troca de tiros durante o enterro de um membro do grupo morto na segunda-feira. Alto-falantes espalhados em mesquitas pediam à população que permanecesse em casa. Um funcionário da agência de notícias palestina Wafa contou ao GLOBO, por telefone, que o clima nos arredores da Cidade de Gaza é mesmo o de guerra civil. Segundo ele, há uma demarcação velada de áreas controladas por simpatizantes do Fatah e do Hamas e muitos moradores estão evitando freqüentar determinados bairros.

¿ Pela manhã, grupos armados circulam em jipes e às vezes atiram para o alto numa demonstração de força e provocação. Creio que a briga é política e eles não vão ter coragem de fazer nada contra civis, mas admito estar assustado. A situação financeira é muito ruim: muitos não recebem salários há meses e o sistema de saúde está à beira do colapso. O desespero está por toda parte ¿ disse o funcionário, que se identificou apenas como Ibrahim.

Na noite de segunda-feira, três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em combates contra os rivais do Fatah. O premier Ismail Haniyeh pediu calma à população e reuniu-se durante todo o dia com assessores para encontrar uma solução para o iminente caos nas ruas de Gaza. O agravamento da situação econômica provocado pelo corte de ajuda internacional à ANP inflamou os ânimos e tem posto à prova a administração Hamas.

Em Nova York, diplomatas árabes deixaram claro ao Quarteto ¿ grupo dos principais mediadores e doadores ¿ que o colapso da ANP pode levar os palestinos à guerra civil. O presidente Abbas, que ordenou às forças de segurança que contenham a violência, também fez um apelo por carta.

¿ É uma situação difícil, mas quero dizer que não vamos deixar os palestinos morrerem de fome ¿ assegurou o chefe de política externa da UE, Javier Solana.

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse que os EUA controlarão o mecanismo internacional de auxílio à ANP e que cabe ao Hamas pôr fim ao sofrimento palestino. Os EUA pressionam o Hamas a renunciar à violência e reconhecer Israel.