Título: PERES: PAÍS PODE SER DESTRUÍDO POR ISRAEL
Autor:
Fonte: O Globo, 10/05/2006, O Mundo, p. 35

Declaração de vice-premier é alvo de censuras e sugere poder nuclear israelense

LONDRES. O vice-primeiro-ministro de Israel, Shimon Peres, reafirmou ontem a possibilidade de o Irã ser aniquilado por Israel em caso de ataque nuclear a seu território. A ameaça, sem precedentes, feita na véspera e repetida ontem pelo ex-premier e prêmio Nobel da Paz teve ainda mais impacto por Peres ser considerado por especialistas estrangeiros o pai do programa nuclear israelense.

¿ Disse que aqueles que ameaçam destruir correm o risco de ser destruídos ¿ explicou Peres ontem à rádio israelense, numa repetição quase textual da declaração da véspera.

O vice-premier se referia à declaração do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, em outubro, afirmando que Israel deveria ser varrido do mapa.

Israel nunca admitiu, embora também nunca negasse, possuir armas nucleares. Mas a revista britânica especializada ¿Jane¿ estima que o país tenha entre 200 e 300 ogivas nucleares. Ao ser perguntado se a ameaça de Peres revelava a capacidade nuclear israelense, o ex-chefe da diplomacia Sylvan Shalom respondeu:

¿ Cada um compreenda o que quiser.

Teerã teria arma nuclear em 2010, diz Defesa israelense

Os comentários do vice-premier geraram críticas em seu próprio país. Alto funcionário do Ministério da Defesa, Amos Gilad disse que Israel não deveria usar ¿a linguagem das ameaças¿:

¿ Israel não precisa dizer como tratar a questão do Irã porque este é um problema mundial.

Uma fonte no governo, no entanto, apressou-se em relativizar as declarações de Peres, dizendo que elas não traduziam uma mudança da política israelense sobre a questão.

Segundo o jornal ¿Haaretz¿, o chefe da Inteligência Militar, major-general Amos Yadlin, informou ao Comitê de Defesa do Parlamento israelense que em 2010 o Irã já terá desenvolvido armas nucleares.

¿ Para produzir armas nucleares, eles têm que produzir 25 quilos de urânio enriquecido e eles já estão no estágio de produzir gramas ¿ disse ele.