Título: PLANALTO DIZ QUE LULA NÃO ASSISTIU À TV
Autor: Isabel Braga, Alan Gripp e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 11/05/2006, O País, p. 8

Tarso afirma que depoimento não é problema do governo nem do presidente

BRASÍLIA. Enquanto o ex-secretário do PT Silvio Pereira prestava depoimento na CPI dos Bingos, o ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, procurou mostrar tranqüilidade, tentando afastar a polêmica do Planalto. Disse que o depoimento não era um problema do governo nem do presidente Lula. Tarso reconheceu que uma das afirmações de Pereira ao GLOBO é verdadeira: que Lula fazia parte do grupo que mandava no PT.

¿ Tem algum inocente no país que achava que o presidente Lula não tinha influência no partido? Ele sempre teve, tanto que é o nosso presidente. Agora, nada tem a ver, e o próprio Silvio Pereira disse, com os fatos que o Silvio mencionou. O presidente Lula é o presidente de honra de seu partido e, evidentemente, foi isso que ele (Silvinho) disse ¿ afirmou o ministro, no intervalo da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Lula, que passou o dia em audiências, não viu o depoimento, segundo o porta-voz André Singer. As informações lhe foram repassadas e Lula nada comentou, disse Singer. Desde o início, o presidente tem evitado comentar a entrevista de Silvio para não ¿alimentar esse noticiário¿ nem polemizar com o ex-dirigente, tarefa passada a Tarso.

O depoimento ainda estava no início, mas Tarso já dizia que Lula não estava preocupado com o seu desenrolar. O presidente não participou da reunião do CDES. Embora o compromisso não estivesse na sua agenda, Tarso anunciou que Lula passaria por lá para cumprimentar os conselheiros.

¿ Silvio Pereira não é problema do governo. O depoimento não tem interesse para o governo, até porque ele deixou claro que o governo resistiu a qualquer tentativa de envolvimento (com Marcos Valério), não permitiu que os negócios saíssem e que o presidente Lula nada tinha a ver com o assunto.

¿Vocês deveriam perguntar sobre Silvio ao Berzoini¿

O ministro afirmou que o depoimento de Silvio era uma questão do Congresso, da bancada petista, do PT e do presidente nacional do partido, deputado Ricardo Berzoini:

¿ Vocês deveriam perguntar sobre Silvio Pereira ao Berzoini e aos deputados que estão ocupados com o depoimento dele.

O ministro demonstrou impaciência com as perguntas sobre o depoimento de Silvio:

¿ Vocês estão ansiosos para criar fatos políticos negativos para o governo. Às vezes me parece que vocês estão um pouco chateados porque não conseguem envolver o presidente.