Título: ESTUDANTES XINGAM E VAIAM DIRCEU NA PUC DE MINAS
Autor: Isabel Braga, Alan Gripp e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 11/05/2006, O País, p. 9

Manifestantes usam nariz de palhaço durante o protesto

BELO HORIZONTE. O deputado cassado José Dirceu (PT-SP) enfrentou ontem forte reação de alunos da PUC de Minas, sendo recebido sob vaias e gritos de ladrão. Dirceu fora convidado pelo DCE da PUC para participar de um debate sobre a mídia e a crise. Cerca de 400 estudantes ¿ a maioria exibindo cartazes de protesto e usando narizes de palhaço ¿ gritaram fazendo referências às denúncias de corrupção envolvendo integrantes do governo e do PT.

Dirceu fez inicialmente uma exposição sobre o tema do debate e depois respondeu a perguntas dos estudantes, a maioria delas sobre a crise política e a participação dele próprio no esquema do valerioduto.

Em diversos momentos da exposição o ex-ministro foi interrompido por vaias e gritos dos estudantes. Ele defendeu a reforma política como forma de acabar com o caixa dois:

¿ Se não fizermos a reforma política, vamos continuar a viver esses problemas.

O ex-ministro disse que o PT foi o único partido que admitiu ter feito caixa dois, diferentemente dos partidos hoje na oposição. Dirceu só foi aplaudido quando criticou a CPI dos Bingos, que, segundo ele, ainda não investigou o objeto central da comissão. De acordo com Dirceu, toda vez que a CPI começa a investigar a Gtech e os fundos de pensão esbarra no PSDB, e então líderes tucanos barram as investigações:

¿ Os tucanos não querem que investigue como não investigaram o senador Eduardo Azeredo e o esquema de 1998 em Minas Gerais. Aí não tem investigação, aí eles ficam do lado da impunidade ¿ disse.

No fim, enquanto falava com a imprensa ainda no palco, Dirceu foi agredido por um coro generalizado de palavrões e até por objetos que atiraram contra ele. O ex-ministro disse que os estudantes mostraram baixo nível e que os manifestantes eram uma minoria e, segundo ele, pessoas ligadas ao PSDB:

¿ Pessoas autoritárias, que não aceitam o debate democrático e não escutam. A violência que eles manifestam não é um bom caminho para o Brasil. Eu vim democraticamente, não tenho medo da verdade porque não tenho culpa.

Para Dirceu, manifestações populares contra ele e o PT não devem atrapalhar a campanha do presidente Lula:

¿ Foi assim que começou o nazismo e o fascismo. Isso que está sendo feito comigo vai acontecer com qualquer petista que defender o governo e o PT. Grande parte aqui inclusive é tucana, que protestou quando eu falei do PSDB e do governo Fernando Henrique. Eu lamento o baixo nível que eles impuseram ¿ reclamou ele.

Dirceu atacou a mídia e disse que participará da campanha de Lula como militante do PT.