Título: PT QUER PALOCCI CANDIDATO A DEPUTADO
Autor: Isabel Braga, Alan Gripp e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 11/05/2006, O País, p. 9

Ex-ministro foi o mais citado por petistas de Ribeirão Preto para a Câmara

SÃO PAULO. O escândalo envolvendo o ex-ministro Antonio Palocci com a quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, pelo qual foi indiciado pela Polícia Federal, não foi suficiente para abalar seu prestígio no PT de Ribeirão Preto, cidade que já governou. Palocci foi o mais citado para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados na consulta feita pelo PT local durante a prévia que escolheu o candidato do partido ao governo de São Paulo.

O ex-ministro recebeu 316 das 540 indicações. Em segundo lugar, com 60 indicações cada, estão o deputado estadual Renato Simões (cuja principal base eleitoral é Campinas) e o ex-prefeito de Franca Gilmar Dominici.

¿ Palocci tem influência entre os filiados. Além de ministro, foi prefeito duas vezes. O resultado já era esperado ¿ disse o vereador Humberto Parada, presidente do PT de Ribeirão.

Cada filiado recebeu uma cédula e indicou quatro candidatos a deputado federal e três a estadual. A consulta pode servir como justificativa para a candidatura de Palocci. São Paulo e Santo André não realizaram a consulta, que é opcional.

Paulistas envolvidos no escândalo do mensalão como João Paulo Cunha, Professor Luizinho, José Genoino e José Mentor receberam indicações e poderão se candidatar.

Com isso cai por terra a proposta do ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, que ameaçou tirar a legenda dos mensaleiros no breve período em que presidiu o PT, após a queda de Genoino.