Título: IRMÃ DE DANIEL DANTAS ACUSA PT DE ACHAQUE
Autor: Isabel Braga, Alan Gripp e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 11/05/2006, O País, p. 9
Virgílio leva à CPI dos Bingos depoimento de Verônica Dantas a juiz americano: PT teria pedido milhões a banco
BRASÍLIA. O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), fez uma denúncia ontem, durante o depoimento do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira na CPI dos Bingos, de que o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity teria sido achacado pelo PT entre 2002 e 2003. Virgílio apresentou declarações dadas por Verônica Dantas, diretora do banco e irmã do banqueiro, que acusou o governo brasileiro ¿ citando nominalmente o presidente Lula e os ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu ¿ de declarar guerra ao Opportunity.
As declarações de Verônica foram dadas em depoimento ao juiz Lewis Kaplan, da corte distrital de Nova York (EUA), num processo movido pelo Opportunity contra o Citibank. Segundo Verônica, o PT teria pedido ¿dezenas de milhões de dólares¿ ao banco para evitar embaraços com o governo. Verônica acrescentou em seu depoimento que Lula, Palocci e Dirceu, por isso, odeiam seu irmão e declararam guerra a ele pelo não-pagamento da doação exigida, mas não fala exatamente a quantia.
Silvio confirma divergências entre PT e Opportunity
Quando o senador tucano indagou a Silvinho se ele tinha conhecimento destes fatos, o petista afirmou apenas:
¿ Era sabido que existia uma divergência do PT com o Opportunity.
Ao Jornal Nacional, da TV Globo, Verônica Dantas confirmou o teor de seu depoimento na Justiça americana. Arthur Virgílio apresentou requerimento pedindo informações ao juiz americano sobre o processo. Em conversas de bastidores, executivos do Opportunity confirmam que houve um pedido de doação formal do PT, durante a campanha de 2002, mas que não teria sido efetivada.
Ontem, procurado pela reportagem, um desses executivos disse que se Verônica confirmou à TV Globo é porque o fato ocorreu.