Título: GAROTINHO VAI PARA HOSPITAL PARTICULAR TOMAR SORO
Autor: Dimmi Amora, Gustavo Goulart
Fonte: O Globo, 11/05/2006, O País, p. 10

Cerca de sete quilos mais magro, ex-governador usa ambulância dos Bombeiros e diz que continuará de jejum

O ex-governador Anthony Garotinho foi internado ontem num hospital particular, depois de dez dias na sede do PMDB no Rio, onde dizia fazer greve de fome. Cerca de sete quilos mais magro, ele já estava tomando soro caseiro, mas agora passará a receber soro na veia, no Quinta D¿Or, em São Cristóvão. Segundo o médico Abdu Neme, que acompanha o ex-governador, ele não podia mais ser tratado na sede do PMDB. Garotinho, porém, diz que continuará em jejum até conseguir na Justiça direito de resposta contra veículos de comunicação.

¿ Vamos fazer uma hidratação para corrigir níveis de sais minerais e tratar as intercorrências da greve de fome. Os efeitos nocivos dela vão cessar. Mas ele não vai terminar com a greve ¿ disse o médico.

Apoiado na mulher, a governadora Rosinha Garotinho, o ex-governador saiu andando lentamente do prédio. No térreo foi saudado por cerca de 150 militantes. Os dois entraram na ambulância do Corpo de Bombeiros número 127 e foram levados para o Quinta D'Or.

Garotinho vai à convenção de sábado em Brasília

Segundo o deputado estadual Paulo Pinheiro (PPS), não há lei que determine onde os bombeiros podem pegar pacientes e para onde levá-los. Mas a tradição, disse, é atender apenas a chamados de pessoas que passam mal na rua e também de levá-las para hospitais públicos. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Alberto de Carvalho, informou que a ambulância foi solicitada pelo médico de Garotinho e que o procedimento seria o mesmo para qualquer cidadão.

¿ Ele é uma autoridade. Como qualquer outra autoridade, atendemos bem. Atendemos também o cidadão ¿ disse. Segundo Carvalho, não há regra que impeça uma ambulância dos Bombeiros de levar pacientes para hospitais particulares.

Garotinho disse que não pretende ingerir alimentos, mas vai tomar soro na veia. O médico afirmou que o soro ¿não interfere na demanda por caloria¿ e, por isso, o protesto continua. Segundo assessores, a internação foi necessária porque Garotinho vai à convenção do PMDB, em Brasília, no sábado. Ele diz ter esperanças de conseguir fazer o partido aprovar a candidatura própria a presidente. À noite, Garotinho fez exames de sangue, urina, eletrocardiograma e raio-X do tórax e recebeu soro intravenoso com sais minerais. Ele ficará pelo menos 48 horas internado.