Título: EX-ASSESSORA LIGA SENADOR SUASSUNA A CHEFES DE MÁFIA
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 11/05/2006, O País, p. 16

Elaine Costa, deputada licenciada, também é citada por Penha como `envolvida até o pescoço¿

BRASÍLIA. O depoimento da ex-assessora especial do Ministério da Saúde Maria da Penha Lino ao Ministério Público e à Polícia Federal pode complicar ainda mais a situação do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) e da deputada Elaine Costa (PTB-RJ). Depois de apontar o envolvimento de 170 parlamentares federais com a máfia dos sanguessugas, Penha incluiu Suassuna e Elaine entre os mais ligados ao comando da organização acusada de fraudar emendas e vender ambulâncias superfaturadas para prefeituras.

Penha, que falou em troca do benefício da delação premiada, disse que Suassuna recebeu propina para apresentar emendas favoráveis aos projetos dos empresários Darci Vedoin e Luiz Antônio Vedoin, acusados de chefiar a máfia.

¿ Ele (Suassuna) recebeu propina sim ¿ disse ela, segundo relato de uma autoridade que teve acesso ao depoimento.

Penha citou Suassuna ao falar sobre a suposta liberalidade de alguns parlamentares que, em algumas situações, assinavam propostas de emendas em formulários em branco. Os documentos eram, por vezes, preenchidos pelos empresários presos na Operação Sanguessuga da PF, feita na semana passada.

Procurado pelo GLOBO, Suassuna disse que vai aguardar a conclusão da primeira parte das investigações para interpelar na Justiça Maria da Penha ou outra pessoa que o acuse de envolvimento com os sanguessugas. O senador disse que já demitiu dois assessores que, comprovadamente, tinham ligações com Penha.

¿ O advogado do Senado me disse que ela isentou todos do Senado. Mas vou aguardar saírem todos os depoimentos e depois vou interpelar quem fizer essas acusações.

Penha também incriminou a deputada licenciada Elaine Costa, uma das mais citadas nas conversas de integrantes da organização.

¿ Ela está envolvida até o pescoço no esquema. O contato dela com o grupo era um assessor chamado Marquinho ¿ disse Penha, segundo o policial.

A ex-assessora também reforçou as denúncias contra o deputado Reginaldo Germano (PP-BA). Segundo Penha, ele não se constrangia em falar das relações que mantinha com Darci Vedoin, dono da Planam.