Título: LULA INDICA MULHER PARA O SUPREMO
Autor:
Fonte: O Globo, 11/05/2006, O País, p. 17

Carmen Lúcia Rocha ocupará a vaga deixada pelo ex-ministro Nelson Jobim

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou ontem a procuradora Carmen Lúcia Antunes Rocha para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ela vai assumir a vaga do ministro Nelson Jobim, que se aposentou no mês passado ao deixar a Presidência do órgão. Carmem Lúcia é professora de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais. Ela foi procuradora do Estado no governo Itamar Franco (PMDB).

A nova ministra do STF é autora de vários livros, como o ¿Direitos de para todos¿, ¿Constituição e segurança jurídica¿ e ¿Direito à vida digna¿. Carmem Lúcia foi presidente do Fórum pela Moralidade Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ellen elogia indicação de Carmen Lúcia

A presidente do STF, ministra Ellen Gracie, comentou a indicação da procuradora, que será a segunda mulher a integrar a mais alta corte do Judiciário do país.

¿ O Tribunal vê com grande satisfação a indicação da professora Carmen Lúcia Antunes Rocha para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Nelson Jobim. É intenção de todos os colegas dizer o quanto ela é bem-vinda na Casa e o quanto nós estamos na expectativa de uma pronta aprovação pelo Senado Federal da sua indicação ¿ disse Ellen Gracie.

A presidente afirmou ainda que a escolha de Carmem Lúcia terá reflexos ¿na grande inclusão de gênero que esta Casa já experimentou¿.

¿ Pessoalmente, vejo com grande alegria a chegada da professora Carmen Lúcia. A par disto, da inclusão de gênero, o tribunal se engrandece com a presença de uma professora de Direito Constitucional, autora de várias obras e extremamente respeitada por seu conhecimento jurídico.