Título: Medo marca a Faixa de Gaza carioca
Autor: Elenilce Bottari
Fonte: O Globo, 11/05/2006, Rio, p. 18

Bonsucesso, Manguinhos, Ramos e a Maré, que compõem a 22ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), estão no centro do que se tem chamado a Faixa de Gaza carioca. Pontilhada de favelas e cortada pelas principais vias do subúrbio, a área é palco constante de assaltos, ¿bondes¿ de traficantes e tiroteios.

Alguns pontos, como a Avenida Brasil e trechos das linhas Vermelha e Amarela que cortam o complexo de favelas da Maré, tornaram-se temidos pelos tiroteios entre policiais e bandidos. Outros, como as ruas Leopoldo Bulhões e Uranos, tornaram-se conhecidos pelos assaltos. As marcas de tiros estão por toda parte no entroncamento das avenidas dos Democráticos e Dom Hélder Câmara, em Bonsucesso, onde, no sábado, traficantes mataram duas pessoas e feriram três.

O resultado é o esvaziamento econômico da região. Nos últimos anos, empresas vêm perdendo espaço para as favelas. Um exemplo são os prédios da CCPL e da Embratel, em Manguinhos, que foram invadidos.

¿ O problema é antigo, mas já perdemos o que tinha para ser tomado. Hoje buscamos valorizar a região, apesar da violência ¿ diz Fernando Paiva, presidente da Associação Comercial de Bonsucesso, bairro que hoje concentra a maior parte do comércio e da indústria da região.