Título: TRÂNSITO LIVRE PARA OS `BONDES¿
Autor: Elenilce Bottari
Fonte: O Globo, 11/05/2006, Rio, p. 18

Ação de traficantes faz região de Bonsucesso ter aumento de 21,2% nos roubos de veículos

Onúmero de roubos de veículos na área da 21ª DP (Bonsucesso), onde na noite de sábado passado duas pessoas foram mortas e três ficaram feridas num ataque de traficantes que faziam um ¿bonde¿ entre as favelas de Manguinhos e do Jacarezinho, aumentou 21,2% em 2005 em relação ao ano anterior. Em todo o estado, no mesmo período, o crescimento desse tipo de crime foi de 2,7%. A área da delegacia, que também inclui os bairros de Ramos, Manguinhos e Benfica, além de parte do Complexo da Maré, foi a recordista em número de casos no estado: 1.852. Cercados de favelas, esses bairros são considerados hoje a terra dos ¿bondes¿ numa região conhecida, devido à violência, como a Faixa de Gaza carioca.

A delegacia de Bonsucesso registrou no ano passado 5,52% do total de roubos de veículos do estado e 7,51% do total da capital. Entre as vias mais visadas pelas quadrilhas estão a Avenida dos Democráticos, a Rua Leopoldo Bulhões e a Avenida Dom Hélder Câmara. A estatística dos primeiros três meses de 2006 mostra, no entanto, que houve queda de 18,6% no número de casos registrados na 21ª DP, em comparação com o mesmo período de 2005, apesar de os índices ainda estarem muito altos.

A violência na região é uma realidade a que o motorista M., de 43 anos, já se acostumou. Ele próprio já foi duas vezes vítima desse tipo de crime.

¿ Por morar em área de risco, eu já presenciei vários desses ¿bondes¿ em Bonsucesso. Eles fecham as ruas e saem assaltando todo mundo. Eu mesmo já sofri dois ataques. No primeiro, fui rendido por cinco traficantes fortemente armados, que invadiram meu carro à procura de armas. Um deles cismou que eu era policial e disse que ia me matar se encontrasse qualquer arma ou documento da PM.

Ele contou que o segundo ataque foi ainda mais violento:

¿ Eu tive mais sorte do que no primeiro. Eu estava com meu sobrinho de 11 anos e, na hora, a minha reação foi fugir. Aqueles idiotas metralharam meu carro todo. Tivemos muita sorte de não sermos atingidos.

Polícia identificou parte da quadrilha

Segundo o delegado Jader Amaral, titular da 21ª DP, o aumento do número de roubos de veículos está relacionado ao combate ao tráfico de drogas na região. Segundo ele, descapitalizadas e com importantes baixas, as quadrilhas de traficantes estão descendo para as vias próximas das favelas para roubar veículos e assaltar motoristas:

¿ Eles rendem o motorista, levam celular, dinheiro, tudo que possam revender para fazer dinheiro rápido, e abandonam o carro logo depois.

O delegado lembrou, no entanto, que, no caso de sábado passado, os traficantes não pretendiam assaltar ninguém. Eles estavam seguindo de uma favela para outra e abriram fogo, na esquina das avenidas dos Democráticos e Dom Hélder Câmara, quando um dos motoristas se assustou e tentou fugir do bloqueio:

¿ Nós já identificamos alguns dos envolvidos. Eles são citados em outros inquéritos e têm até mandato de prisão expedido. Estamos tentando identificar o restante do grupo.

Outras quatro delegacias da Faixa de Gaza registraram um grande número de casos no ano passado: a 27ª DP (Vicente de Carvalho), com 1.682; a 39ª DP (Pavuna), com 1.596; a 44ª DP (Inhaúma), com 1.310; e a 24ª DP (Piedade), com 1.169. Com a delegacia de Bonsucesso, elas registraram 22,7% dos roubos de veículos do estado.

Numa pesquisa feita pelo Globo Online, a maioria dos internautas que responderam disse já ter se deparado com ¿bondes¿ de traficantes. Jorge Luiz da Silva Carvalho foi assaltado por quatro bandidos que fecharam a Avenida Martin Luther King Jr, num sábado à tarde. Leonardo Mello Cintra passou por situação semelhante domingo passado, na mesma via:

¿ Faltava pouco para as 14h quando um bando fechou a avenida. Pelo menos um carro foi roubado.