Título: Avião cedido pela Venezuela a Morales falha
Autor: Vivian Oswald
Fonte: O Globo, 11/05/2006, Economia, p. 34

Aeronave retornou a aeroporto e, após revisão, voltou a voar

LA PAZ. O presidente boliviano, Evo Morales, enfrentou alguns problemas técnicos para ir à 4ª Cúpula União Européia-América Latina e Caribe, que começa amanhã em Viena. Ontem, o avião em que ele viajava ¿ cedido pelo governo da vizinha Venezuela ¿ teve de retornar pouco após a decolagem, devido a uma falha mecânica.

O incidente, noticiado pela rede de televisão boliviana ATB, ocorreu no início da manhã no aeroporto internacional de Viru Viru, em Santa Cruz. Um funcionário do aeroporto disse à ATB, pedindo para não se identificar, que o incidente foi causado ¿por problemas de falha mecânica, mais especificamente nos instrumentos de bordo¿.

¿ São instrumentos que medem a distância, a altitude e a rota que devem seguir a aeronave ¿ afirmou o funcionário.

Fidel e Chávez emprestaram avião diversas vezes

Mesmo assim, o funcionário do aeroporto assegurou que os problemas detectados não impedem que o avião voe normalmente ¿nem representam perigo para a tripulação¿. A aeronave venezuelana foi revisada e voltou a decolar logo depois.

O comandante regional da polícia de Santa Cruz, Wilfredo Torrico, disse à ATB que, ao ser informado do incidente, Morales não se assustou:

¿ Estava como sempre, normal ¿ afirmou Torrico.

Desde que assumiu a Presidência, em janeiro deste ano, Morales já viajou diversas vezes com aeronaves cedidas pelos presidentes de Cuba, Fidel Castro, e Venezuela, Hugo Chávez.