Título: EUA E CHÁVEZ ENFIM JUNTOS
Autor: Monte Reel
Fonte: O Globo, 11/05/2006, O Mundo, p. 39

Washington e presidente recebem críticas dos Humala

BUENOS AIRES. O candidato à Presidência do Peru Ollanta Humala acusou ontem o governo dos Estados Unidos de estar interferindo na campanha eleitoral peruana. Por sua vez, sua mulher, Nadine, fez a mesma acusação ao presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Um dia depois de representantes do movimento União pelo Peru (UPP) terem informado que Washington negou um pedido de visto de entrada no país feito pelo candidato, Humala acusou o embaixador americano em Lima de ser padrinho do ex-presidente e candidato à Presidência do país Alan García (1985-1990).

¿ Lamento que em pleno processo eleitoral a embaixada americana se meta neste processo. Devem deixar os peruanos resolver isso aqui, não pode ser que agora Garcia tenha como padrinho o embaixador americano ¿ afirmou Humala, que, segundo seus assessores, pretendia viajar para os EUA para reunir-se com organizações de defesa dos direitos humanos.

Durante um ato em Arequipa, no sul do país, o ex-militar e fundador do UPP disse que tinha um visto válido por dez anos para entrar aos EUA e negou estar envolvido no processo judicial sobre a rebelião militar liderada por seu irmão Antauro Humala em janeiro de 2005. O candidato assegurou que foi intimado a depor no caso como testemunha e não como responsável pelo levante militar, que deixou como saldo negativo a morte de quatro policiais. Segundo interlocutores do candidato, a suposta participação de Humala na rebelião organizada por seu irmão teria levado o governo americano a negar sua entrada ao país.

¿ Tudo isso me cheira a pretexto ¿ declarou Humala.

Em comunicado divulgado ontem, a embaixada americana em Lima informou que ¿o Departamento de Estado revogou o visto do senhor Ollanta Humala em cumprimento do que está estabelecido pela legislação dos EUA, com base na informação que indicava a inviabilidade de sua entrada aos EUA. Em 28 de abril de 2006, a Embaixada dos EUA em Lima tomou conhecimento de que o senhor Humala teria planos de realizar uma visita privada aos EUA. O embaixador J. Curtis Struble informou ao grupo internacional da equipe do senhor Humala que seu visto havia sido revogado há mais de um ano e meio e se ofereceu para facilitar uma eventual gestão do senhor Humala para solicitar um novo visto¿.

O porta-voz do UPP, Carlos Tapia, pediu ontem ao governo americano que reveja sua posição e conceda o visto.

Já as críticas de Nadine Humala tiveram como alvo o presidente Hugo Chávez, que ela chamou de boquirroto.

¿ Já está perturbando muito ¿ criticou ela num programa de TV, referindo-se aos constantes ataques de Chávez, aliado de seu marido, ao presidente Alejandro Toledo e a Alan García. (J.F.)