Título: EX-COMUNISTA É O NOVO PRESIDENTE DA ITÁLIA
Autor: Vera Gonçalves de Araújo
Fonte: O Globo, 11/05/2006, O Mundo, p. 45

Eleito na quarta votação no Parlamento, Giorgio Napolitano se torna o primeiro ex-militante do PCI no cargo

ROMA. Giorgio Napolitano, de 80 anos, é o novo presidente da Itália, depois de obter ontem 543 votos ¿ maioria absoluta ¿ no Parlamento. Primeiro ex-militante do Partido Comunista Italiano (PCI) a chegar à Presidência, ele foi eleito na quarta votação, em que precisava de maioria simples dos votos (505) dos 1.009 ¿grandes eleitores¿ ¿ deputados, senadores e representantes das 20 regiões italianas encarregados de escolher o chefe do Estado.

O novo presidente recebeu os votos da União, de centro-esquerda, enquanto a coligação de centro-direita votou em branco, recusando-se a apoiar um ex-comunista. Mas Napolitano obteve três votos da direita: de dois deputados do moderado UDC e do ex-presidente Francesco Cossiga. Eles contrariaram a indicação de voto em branco feita pelo premier derrotado Silvio Berlusconi.

Os ¿grandes eleitores¿ se reuniam desde segunda-feira e se submeteram ao desconcertante ritual previsto pela Constituição para eleger o presidente: três votações com maioria de dois terços e uma quarta com maioria simples. Até terça-feira, políticos de centro-esquerda votaram em branco, para não desgastar seu candidato. Na votação decisiva, as cédulas em branco foram 340. Vários parlamentares se divertiram votando em candidatos fora do páreo ¿ políticos mortos há anos, atrizes e jogadores de futebol sem qualquer chance de ser presidente.

Dez votos foram para Massimo D¿Alema, presidente do partido de Giorgio Napolitano, o Democráticos de Esquerda. Até segunda-feira D¿Alema era considerado o favorito, com apoio não oficial de Berlusconi, mas retirou sua candidatura para escolher um líder menos engajado na violenta campanha eleitoral que dividiu a Itália há um mês, com a vitória final da União de Romano Prodi. D¿Alema deverá ser ministro do Exterior.

O sucessor de Carlo Ciampi deverá tomar posse segunda-feira e em seguida convocar Prodi para formar o novo governo da Itália, pondo fim à era Berlusconi. Napolitano realiza o sonho de boa parte da esquerda italiana de ter finalmente um presidente vindo do PCI. E liquida outro sonho, de Berlusconi, de ser eleito o 11º presidente.