Título: Garotinho abandona greve ainda com 84 quilos
Autor: Dimmi Amora
Fonte: O Globo, 12/05/2006, O País, p. 5

Ex-governador perde sete quilos e deixa protesto antes de conseguir os objetivos que anunciara no começo

A greve de fome fracassou, mas o regime funcionou: sete quilos mais magro, o ex-governador Anthony Garotinho anunciou ontem à tarde que acabou, oficialmente, com o protesto contra reportagens mostrando que empresas que doaram R$650 mil para a sua pré-campanha têm como sócios dirigentes de ONGs contratadas pelo governo do estado.

Mesmo sem conseguir plenamente seus objetivos anunciados no primeiro dia de protesto, domingo retrasado ¿ fiscalização internacional do processo eleitoral e direito de resposta em relação a reportagens publicadas pelas Organizações Globo e pela revista ¿Veja¿ ¿ Garotinho disse que voltará a se alimentar por ter conseguido uma liminar na Justiça para responder a apenas uma das reportagens: sobre ele ter utilizado um avião que pertenceu a um traficante e estava alugado para uma empresa de transportes. Ele também disse ter conseguido que a Fundação Jimmy Carter fizesse um relatório sobre a parcialidade das organizações Globo nas eleições do Brasil. Procurada nos EUA, a Fundação Jimmy Carter desmentiu o ex-governador.

Segundo seu médico, Abdu Neme, Garotinho encerrou o protesto com 84 quilos, perdendo sete quilos. Ele vai se alimentar de líquidos, depois de papinhas e só em 15 dias voltará a comer alimentos sólidos. Anteontem ele foi internado no Hospital Quinta D'Or, em São Cristóvão, e recebeu pela veia soro com glicose e sais. Segundo o médico, ele também ingeriu um pouco de água de coco. Isso tudo antes de anunciar o fim da greve, ontem à tarde, e antes da liminar.

¿ Só demos o que foi necessário. Ele tomou água de coco em quantidade insuficiente e não quebrou o jejum ¿ disse Abdu Neme.

Na entrevista, ao lado da governadora Rosinha, Garotinho disse que foi uma estratégia dos advogados pedir separadamente direito de resposta contra cada uma das denúncias publicadas contra ele. Segundo o ex-governador, a partir de hoje seus defensores pedirão direito de resposta relativo às reportagens sobre as ONGs que têm entre seus membros pessoas que são sócias das empresas que fizeram doação ao PMDB. Ele disse que as empresas não são fantasmas e que apenas se utilizam de um benefício fiscal instalando-se em outra cidade.

Garotinho se recusa a explicar contratos de ONGs

Perguntado se poderia explicar por que os sócios eram os mesmos, ele disse que as empresas e as ONGs eram ¿personalidades jurídicas diferentes¿. Perguntado se poderia apontar a diferença, disse que só responderia em juízo. Um repórter indagou se não poderia explicar ali, já que estava querendo espaço para falar, e Garotinho insistiu em não explicar.

¿ Nós vamos mostrar em juízo a diferença. Não há impedimento legal. O único impedimento que poderia haver seria o de ordem moral. Do ponto de vista moral, ao tomar conhecimento, mandei devolver o dinheiro ¿ afirmou Garotinho.

A primeira versão para a devolução do dinheiro era diferente. Em 25 de abril, em nota oficial o PMDB informou que ¿(...) ao tomar conhecimento da conduta ética e fiscal dos referidos doadores, determino a Comissão Arrecadadora do PMDB providenciar o mais rápido possível a devolução dos recursos às referidas empresas.¿ Somente no dia seguinte, os jornais O GLOBO e ¿Folha de S.Paulo¿ publicaram que os sócios das empresas também eram associados de pelo menos três ONGs que têm contratos com o estado.

FOTÓGRAFA DO GLOBO É AGREDIDA POR SEGURANÇAS DO PMDB na página 8