Título: Seguranças de Garotinho agridem fotógrafa
Autor:
Fonte: O Globo, 12/05/2006, O País, p. 8

Jornalista do GLOBO é internada; ex-governador diz que `em greve de fome a pessoa fica mal-humorada¿

A truculência de militantes e seguranças de Anthony Garotinho fez pelo menos uma vítima anteontem à tarde, quando o ex-governador deixou a sede do partido, no Centro da cidade, rumo ao hospital Quinta D'Or. A fotógrafa do GLOBO Marizilda Cruppe foi agredida por um segurança, que estava cercado de vários outros, enquanto tentava registrar o momento em que Garotinho saía da sede do PMDB. A fotógrafa levou uma ¿gravata¿, foi arrastada e empurrada e alvo de xingamentos do segurança e de militantes.

Marizilda, com fortes dores, continuou seu trabalho mas, à noite, foi levada para o Hospital Copa D'Or, onde foi constatada inicialmente, numa tomografia, pequena fratura entre a primeira e a segunda vértebras. A fotógrafa ficou internada durante a noite para receber doses intravenosas de analgésicos e também para fazer novos exames por causa da fratura. Uma ressonância magnética descartou a fratura e constatou forte distensão. Ela vai usar colar ortopédico pelos próximos cinco dias.

¿ Foi muito violento. Eu nunca vi algo do gênero. Fazer foto de político é, em geral, tumultuado. Mas isso extrapolou qualquer tumulto. Foi uma agressão deliberada. A sensação é de indignação ao extremo ¿ disse ontem a fotógrafa, depois de passar o dia no hospital.

Durante os dias de manifestação em frente à sede do PMDB, onde Garotinho fazia greve de fome, a governadora Rosinha Garotinho, o ex-governador e a filha do casal Clarissa Matheus ¿ que lidera a Juventude do PMDB ¿ faziam discursos contra as Organizações GLOBO. No primeiro dia de greve, Garotinho tinha à mão um papel com anotações, que foram fotografadas pelo jornal ¿O Dia¿. Um dos itens de suas tarefas nos dias seguintes, anotados por ele, era: ¿Organizar atos contra as Organizações Globo¿. A governadora chegou a incitar o povo a ir às ruas, num tom religioso.

¿ Fui abordada várias vezes por militantes me perguntando de que veículo eu era. Um deles me disse: ¿Tem gente que não é bem vinda aqui¿ ¿ contou Marizilda.

A repórter do GLOBO Taís Mendes, que fez plantão na sede do partido durante todos os dias da semana passada, relatou momentos de tensão. Militantes do partido deram socos e pontapés no teto e nas portas de um carro do jornal. A Polícia Militar teve de intervir. Ela conta que a repórter de uma rádio chegou a ser cercada por militantes porque foi confundida com uma repórter da rádio CBN, também das Organizações Globo.

Os militantes podiam participar das entrevistas coletivas e dos pronunciamentos dados por Garotinho durante os dez dias em que se abrigou na sede do PMDB. No último domingo, depois de fazer uma pergunta ao ex-governador, o repórter de outro grande jornal foi intimidado por manifestantes pró-Garotinho. Ao se identificar, ele foi alvo de uma brincadeira do ex-governador: ¿Este eu conheço, de vez em quando pisa na bola, mas é gente boa¿.

Foi a senha para a reação dos militantes. Depois da entrevista, um deles afirmou, dirigindo-se ao repórter: ¿Você deu sorte de não ter levado uma porrada, heim. Isso é pergunta que se faça?¿. Cerca de dez pessoas se juntaram em torno do repórter e o clima só se dissipou depois que Clarissa Matheus, chefe da claque dos militantes, interveio e pediu calma aos seus liderados. Mesmo assim, na descida o repórter ainda levou um chute de um deles.

Ontem, no fim da entrevista que deu no hospital Quinta D'Or, Garotinho afirmou que a irritação e o estresse levam a afirmações que ficam ¿parecendo pessoais¿.

¿ Às vezes eu me exalto com repórter, cinegrafista, a segurança foi profundamente indelicada com vocês que são fotógrafos e cinegrafistas. Então qualquer coisa vocês me perdoem porque não foi da nossa intenção. E você entende também o seguinte: a pessoa em greve de fome fica mal-humorada.

Grande maioria da população desaprova greve

Pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Sociais (IBPS) mostra que a grande maioria dos moradores do Estado do Rio desaprova o protesto de Garotinho. O IBPS ouviu 1.104 pessoas entre os dias 9 e 11 de maio. Destas, 84% disseram ter tomado conhecido das denúncias de corrupção envolvendo o ex-governador. E 14,58% disseram não ter tido conhecimento. Dos que souberam, 81,25% disseram não apoiar a greve de fome contra 11,27% que apoiaram.