Título: SILVIO DIZ QUE ERA SÓ `TAREFEIRO DO PT¿
Autor: Luiza Damé, Isabel Braga e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 12/05/2006, O País, p. 11

Em depoimento à PF e ao MP, ex-dirigente se recusa a detalhar denúncias

BRASÍLIA. Depois de seis horas de um depoimento confuso na CPI dos Bingos, na quarta-feira, o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira passou ontem outras nove horas em conversas com delegados federais e procuradores da República que investigam o escândalo do mensalão e a corrupção nos Correios. O ex-petista, que ontem não parecia sob efeito de medicamentos, tentou mais fortalecer sua defesa do que colaborar com as investigações.

Nos dois depoimentos ¿ até às 20h30m o no Ministério Público ainda não terminara ¿ Silvinho sustentou: era só um ¿tarefeiro¿ no PT e apenas despachava os pedidos de ministros e diretores de estatais para cargos.

¿ Vocês estão cansados de saber: ele era encarregado da indicação dos nomes, mas não tinha participação na indicação dos cargos. Ele era um tarefeiro do PT, mas não tinha influência, e procurava não ter ¿ afirmou o advogado Iberê Bandeira de Mello, esclarecendo que Silvio não foi indiciado pela PF e foi ouvido como testemunha.

Silvio tentou esvaziar parte das declarações feitas ao GLOBO. Recusou-se a detalhar o plano do empresário Marcos Valério de arrecadar R$1 bilhão com o governo petista:

¿ Salvo engano, acho que vi essa informação numa reportagem da revista ¿Veja¿.

Tarso volta a desqualificar o ex-dirigente do PT

Silvio disse que nada sabia sobre a arrecadação para campanhas do PT. Para a PF, ficou evidente que seu objetivo era mostrar ao PT que não pode ser abandonado.

O ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, atacou a CPI dos Bingos e desqualificou o depoimento de Silvio. Para ele, a CPI perdeu a capacidade de investigar, pois as fontes de denúncias estão minguando.

¿ Ficou provada a minha tese: do tormento de espírito. Silvio emocionalmente se mostrou bastante instável e não agregou dado novo.

www.oglobo.com.br/pais