Título: DIRCEU ENFRENTA CONSTRANGIMENTO EM NY
Autor: Luiza Damé, Isabel Braga e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 12/05/2006, O País, p. 11

Imigração pára o ex-ministro

NOVA YORK. Ao desembarcar em Nova York ontem de manhã, o ex-chefe da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu foi levado para uma sala especial do Aeroporto John Fitzgerald Kennedy e teve de prestar informações mais detalhadas ao Serviço de Imigração antes de ser autorizado a entrar nos Estados Unidos. O constrangimento durou pouco. Em menos de cinco minutos, os oficiais americanos confirmaram que Dirceu tinha visto válido por cinco anos e ele foi liberado.

A cena foi testemunhada pelos passageiros que chegaram com ele de São Paulo no vôo 950 da American Airlines. Segundo um dos brasileiros que estava no mesmo avião, esse foi o segundo constrangimento vivido pelo ex-ministro durante a viagem. Ainda em São Paulo, ao passar pelos outros passageiros para embarcar na classe executiva, Dirceu foi chamado de ladrão e chefe de quadrilha.

Anteontem, ao dar uma palestra para estudantes da PUC em Minas Gerais, Dirceu enfrentou uma platéia hostil. Ele também foi vaiado e xingado de ladrão e chefe de quadrilha por estudantes que usavam nariz de palhaço e portavam cartazes com frases como ¿Dirceu, sacana, devolva a nossa grana¿.

Em Nova York, depois da rápida passagem pela salinha para onde são levados os considerados suspeitos pela Imigração, o ex-ministro saiu sozinho e apressado.

¿ Se ele veio, foi em caráter absolutamente privado ¿ disse o cônsul em Nova York, embaixador Graça Lima.

Foi bem diferente o clima da última viagem de Dirceu a Nova York. Em fevereiro do ano passado, ainda como um dos mais poderosos ministros do governo Lula, e antes do início das denúncias, Dirceu desembarcou cercado de assessores, teve uma agenda repleta de encontros com empresários e investidores e viajou em seguida para Washington, onde foi recebido pela secretária de Estado, Condoleeza Rice.