Título: OPOSIÇÃO FALA EM CONVOCAR DANIEL DANTAS À CPI
Autor: Luiza Damé, Isabel Braga e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 12/05/2006, O País, p. 11

Tarso Genro desqualifica irmã do banqueiro sobre achaque do PT na campanha de 2002; Virgílio quer investigar

BRASÍLIA. A denúncia feita por Verônica Dantas, executiva do grupo Opportunity, em depoimento à corte distrital de Nova York, de que o PT teria pedido ¿dezenas de milhões de dólares¿ ao banco entre 2002 e 2003 para evitar embaraços com o governo provocou trocas de acusações entre o PT e a oposição. E o assunto poderá ser levado para a CPI dos Bingos. O ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, desqualificou a fonte da acusação. E o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), cobrou esclarecimentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

¿ Eu diria que a fonte não é muito credenciada, porque a resposta foi dada num processo nos Estados Unidos que o Daniel Dantas (dono do Opportunity e irmão de Verônica) está sofrendo. Portanto, não é uma fonte que nos mereça respeito ¿ disse o ministro.

Proposta também para convocar Verônica Dantas

Virgílio e o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) propuseram à líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), a apresentação de um requerimento conjunto para convocar Verônica ou mesmo Daniel Dantas para depor na CPI dos Bingos. Mas Ideli pediu um prazo para decidir até a próxima terça-feira. O requerimento deverá incluir a convocação de dirigentes do Citibank, já que Verônica Dantas teria informado que o Opportunity e o Citibank decidiram em conjunto não aceitar os achaques do PT.

¿ Não será uma acareação, a sessão poderá até ser fechada já que o processo corre em segredo de Justiça. Mas queremos saber o que há sobre essa tal propina de campanha que foi ratificada pelo governo. No Código Penal, o nome disso é extorsão ¿ afirmou Virgílio.

Tarso minimizou a informação de Verônica de que as divergências do presidente Lula e dos ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci com o Opportunity e com Dantas seriam motivadas pelo não pagamento de comissão ao banco:

¿ Para nós do governo essa informação não tem credibilidade ¿ disse o ministro, atribuindo isso aos ¿precedentes do sujeito¿.

De manhã, na Câmara, o líder do PT, Henrique Fontana (RS), refutou a denúncia, afirmando que a população precisa saber quem é Daniel Dantas e o que é o Banco Opportunity:

¿ Daniel Dantas e o Banco Opportunity receberam enormes privilégios durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Era o banco que aparecia nas gravações dos grampos do BNDES. Foi dito ao então presidente da República: ¿Estamos no limite da irresponsabilidade¿. Qual era o limite da irresponsabilidade? O tráfico de influência para privilegiar o Banco Opportunity, no consórcio feito com os fundos de pensão, para comprar parte do sistema de telecomunicações do País.

O petista afirmou ainda sobre Dantas:

¿ Ele roubou. Pronuncio esta palavra com toda a responsabilidade. Roubou de outros acionistas. E o que ocorreu ao longo dos três anos do governo Lula? O sr. Daniel Dantas perdeu o controle acionário da Brasil Telecom. A partir daí, o Sr. Daniel Dantas intensificou seus ataques ao PT e ao governo Lula ¿ disse o petista, sugerindo que Virgílio fizesse uma autocrítica do processo de privatizações.

Virgílio diz que aceita investigar privatizações

À tarde, Virgílio respondeu que, se para investigar a denúncia do achaque, o PT exigir a apuração de irregularidades no processo de privatização, ele não vai se opor:

¿ Fiz uma denúncia séria e não é possível que o governo Lula ache que não há nada a ser esclarecido. Se precisar, podemos até criar uma nova CPI. Tudo bem se eles quiserem misturar privatização com extorsão.

Virgílio admitiu que é possível que o processo de privatizações tenha tido irregularidades e até mesmo corrupção, mas ressaltou que o governo passado tinha como meta tornar a economia brasileira mais competitiva. E alfinetou:

¿ Imagina se o Delúbio tivesse participado da privatização das teles?