Título: OPERAÇÃO CONTRA O TRABALHO ESCRAVO NO PARÁ
Autor: Ismael Machado
Fonte: O Globo, 12/05/2006, O País, p. 12

Polícia liberta 40 funcionários de fazenda que viviam em situação precária

BELÉM. Quarenta trabalhadores que viviam em situação similar à de escravidão foram libertados ontem de uma fazenda localizada no município de Tomé Açu, no Pará. A operação envolveu 20 agentes da Delegacia Regional do Trabalho, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público.

Os trabalhadores eram mantidos isolados na Fazenda Mundo Verde, localizada a 92 quilômetros do município de Tomé Açu. Segundo a DRT, eles foram encontrados em condições precárias, vivendo em barracões de lona, com pouca comida e endividados, já que há quatro meses não recebiam salário.

Durante a operação foram apreendidos seis rifles calibre 22 e um revólver calibre 38. Três funcionários da fazenda foram presos. A fazenda pertence a Armando Pereira de Carvalho dos Santos, dono de frigoríficos na região de Castanhal e Marabá.

A maioria dos trabalhadores foi recrutada no Maranhão e no Piauí. Eles aguardam indenização de R$140 mil.

A ação desencadeada no interior do Pará é uma operação especial iniciada há dez dias e deve ser encerrada no sábado. Todos os trabalhadores resgatados serão transferidos aos seus estados de origem, após terem seus direitos trabalhistas garantidos.