Título: SAIBA MAIS SOBRE O CASO
Autor: Fabio Vasconcelos
Fonte: O Globo, 13/05/2006, Rio, p. 20

O envolvimento de militares das Forças Armadas e de policiais do Rio no desvio de armas é antigo. Em 2003, O GLOBO iniciou uma série de reportagens mostrando como eram comuns os desvios de armamento nos quartéis do Rio. A partir de consultas em arquivos e processos do Ministério Público Militar, o jornal mostrou o envolvimento direto de militares nos furtos.

A série de reportagens também constatou que armas, munição e granadas das Forças Armadas argentinas foram desviadas e contrabandeadas para os morros do Rio, abastecendo quadrilhas de traficantes.

No ano passado, cinco policiais ¿ três civis e dois militares ¿ foram presos acusados de participarem de um esquema de venda de munição a traficantes do Morro do Turano, no Rio Comprido. As investigações, que incluíram escuta telefônica, registros fotográficos e filmagens das negociações, foram feitas por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).

A suspeita era de que os policiais vinham desviando projéteis do 6º BPM (Tijuca) e da Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos (Dfae), onde um dos inspetores trabalhava. Foi detectado um desfalque de dez mil projéteis no estoque da Dfae. Outras cinco pessoas foram presas acusadas de integrar o grupo. Ao todo, foram apreendidas com os detidos quatro mil balas, duas granadas e seis armas.