Título: ASSESSOR ADMITE QUE CEDEU SENHA DE DEPUTADO
Autor: Maria Lima e Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 13/05/2006, O País, p. 14

Comissão da Câmara ouve acusados

CUIABÁ. O assessor parlamentar Francisco Machado admitiu ontem, em depoimento a uma comissão de sindicância da Câmara em Cuiabá, que emprestou a senha do deputado federal Nilton Capixada (PTB-RO) ao empresário Luiz Antônio Vedoin, um dos donos da Planam, empresa acusada de ser a maior beneficiada pelo esquema de fraudes em emendas.

Mas ele negou que com a senha Vedoin tenha entrado no sistema da Câmara e direcionado emendas a prefeituras ligadas ao esquema. Machado alegou que Vedoin tinha acesso apenas à senha do Siafi, o sistema informatizado que permite acompanhar a execução orçamentária do governo. Machado também depôs sobre um diálogo em que Vedoin fala em matar um jornalista do ¿Correio Braziliense¿ que investigava as fraudes. A PF não informou o que ele disse sobre a gravação.

A comissão de sindicância está em Cuiabá ouvindo oito servidores presos. A PF desconfia que os assessores flagrados negociando propina com o grupo da Planam agiam a mando dos deputados. Até agora apenas Nívea Ribeiro, assessora da deputada Elaine Costa (PTB-RJ), aceitou falar em troca da delação premiada. A PF ouviu ontem Rodrigo Freitas, funcionário da Planam em Brasília. Ele emprestava sua conta para depósitos suspeitos. A quebra de seu sigilo bancário mostrou que entre junho e dezembro de 2005, Rodrigo recebeu 30 depósitos feitos por empresas ligadas a Vedoin. O advogado de Rodrigo, Otto Medeiros, confirmou que seu cliente emprestava a conta para que os chefes fizessem transações financeiras.

¿ Mas não era dinheiro de propina ¿ afirmou.