Título: PF PRENDE 13 POR DESVIO DE VERBAS
Autor: Maria Lima e Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 13/05/2006, O País, p. 14

Quadrilha é acusada de desviar dinheiro de prefeituras da Paraíba

JOÃO PESSOA. Uma organização criminosa que desviava dinheiro de prefeituras paraibanas foi desarticulada ontem pela Polícia Federal na operação Carta Marcada. Doze pessoas foram presas na Paraíba e uma no Rio. Segundo o superintendente da PF na Paraíba, Francisco Leônidas, os criminosos desviavam verbas desde 2003. Utilizando licitações fraudulentas, vendiam notas fiscais, locavam razões sociais de empresas e usavam laranjas como sócios de firmas para encobrir os verdadeiros donos.

Os prejuízos para 54 das 223 prefeituras paraibanas chegam a R$30 milhões, além de R$10 milhões em sonegação de impostos federais e contribuições previdenciárias.

Entre os presos estão o empresário e radialista Decson Farias Cunha, pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, apontado pela PF como o chefe da organização, que era ajudado por três irmãs. Uma delas, a advogada Dilvandira Farias da Cunha, foi presa em seu apartamento em Copacabana, no Rio.

Dilvandira trabalha na gerência da factoring Gran Plus Fomento Mercantil, em Niterói. Ela trocava os cheques da organização e lavava o dinheiro desviado na Paraíba, segundo a PF. A operação identificou ainda 12 empresas usadas no esquema de superfaturamento e lavagem de dinheiro.

Os presos responderão por formação de quadrilha e crime contra o sistema financeiro, entre outros crimes.