Título: MERCOSUL TEM EVENTO CANCELADO DURANTE CÚPULA
Autor: Soraya Aggege e Deborah Berlinck
Fonte: O Globo, 13/05/2006, Economia, p. 37

Presidentes uruguaio e argentino decidiram não participar

VIENA. A crise no Mercosul ganhou mais um incidente ontem, em Viena. A reunião de líderes do bloco regional agendada para hoje foi suspensa porque presidentes latinos decidiram não participar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não foi surpreendido pelo cancelamento do encontro.

¿ Já saí do Brasil sabendo que (a reunião) não aconteceria. Porque o (Néstor) Kirchner (presidente da Argentina) não poderia, porque o Tabaré (Vázquez, presidente do Uruguai) não poderia... Não iria fazer então uma reunião entre mim, o Celso (Amorim, chanceler brasileiro) e o presidente do Paraguai (Nicanor Duarte).

A saída dos diplomatas foi o rebaixamento do encontro para o plano ministerial entre os governos latinos. O encontro deve acontecer hoje.

Vázquez foi o primeiro presidente a anunciar, no início da semana, que não participaria do encontro do Mercosul. Ele estaria evitando encontrar-se com Kirchner. O motivo é que Uruguai e Argentina estão em crise por causa de uma disputa em torno da instalação de uma fábrica de celulose, na fronteira entre os países. (Soraya Aggege e Deborah Berlinck, enviadas especiais)